APRENDA A PENSAR VISUALMENTE

Você sabe qual é a importância de pensar visualmente para apresentar os dados? O dataholic Gabriel Carvalho preparou um artigo que vai te ajudar a entender melhor sobre o assunto e te ensinar a trilhar esse caminho do pensamento visual. Prepara o café e boa leitura!

 
 

Gostaria de compartilhar com você algumas ideias que eu tive recentemente, quando estava estudado sobre visualizações de dados.

Uma das coisas que tem me ajudado muito na hora de construir alguma visualização é o pensamento visual.

  • E o que seria isso?

É a forma como pensamos em algo visualmente. Toda empresa possui um processo macro e micro de cada área interna e uma das formas de acertar no tipo de gráfico ou na forma como você irá apresentar essa visualização é tangibilizar esse processo.

  • E como fazer isso?

 

A PRIMEIRA CONVERSA

Digamos que você irá fazer um painel para área financeira da empresa (Contas a pagar e a receber) e irá conversar com o supervisor da área para entender as regras de negócio e mapear as fontes de dados.

 

O importante é não ficar preso apenas nos cálculos das métricas, base de dados e colunas que irá usar. Esses são detalhes técnicos importantes, mas para o pensamento visual eles não são tão uteis.

 

Procure entender, antes de tudo, como é o processo da área financeira.

  • Onde começa e onde termina?

  • Qual é o indicador mais importante?

  • E por que ele é o mais importante?

  • O que acontece se esse indicador ficar abaixo do esperado?

  • E qual é o valor ideal?

PENSANDO VISUALMENTE

Veja como faz diferença entender o processo:

 

Esse é um processo fictício apenas para exemplificar e mostrar para você. Entender o processo e pensar nele visualmente te ajuda a construir uma boa visualização.

 

Na imagem acima temos um gráfico que representa um funil simples e a quantidade de pedidos por cada fase da empresa. Se entendermos o que cada fase significa, como o usuário enxerga cada uma, qual é o número ideal para cada fase e qual cenário é ruim para a empresa, podemos construir algo mais intuitivo e fácil de ler, como esse:

 
 

Veja como a própria visualização já demonstra um processo visualmente e isso permite que qualquer pessoa possa associar os números com cada fase de uma maneira mais fácil e rápida. Além de contar uma história mais visual, entregando mais detalhes (Cor vermelha para baixo desempenho e percentual do total).

Obs: essa visualização é possível ser feita no Power BI 😊

Isso porque estamos usando exemplos isolados, imagine uma visualização simples sem nenhum destaque e que não conta uma boa história em um painel com muitos gráficos. O mais importante precisa ser evidenciado de alguma forma!!

 

Saiba mais sobre como a Dataside pode te ajudar a transformar os dados do seu negócio em inovação inteligente.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes