fbpx

Como manter TI e negócios alinhados no mesmo objetivo?

Entenda alguns fatores que vão te ajudar a alinhar TI e negócios.

 

Um desafio para muitas empresas é manter o alinhamento entre TI e negócios. A falta de sincronia entre as duas áreas, geram consequências graves como: mal aproveitamento de oportunidades, resultados sem qualidade e insatisfação dos clientes.

Esse alinhamento de objetivos se deve muito a cultura de cada organização. Aqui na Dataside, como exemplo, todos os setores trabalham juntos pelo mesmo propósito, o que gera resultados satisfatórios, benefícios aos clientes e crescimento da empresa.

Mudando essa realidade

Se você conseguiu identificar alguns pontos que mostram a falta de alinhamento entre TI e negócios dentro da sua empresa, ou até mesmo já está buscando reverter as consequências disso, é importante reestruturar fatores que interferem nesse alinhamento.

  • Relacionamento

A comunicação é essencial para alinhar objetivos micros e macros. É preciso haver um relacionamento sólido entre os setores da sua empresa para que trabalhem em seus objetivos dentro de cada departamento, e com isso, alcancem os objetivos gerais do seu negócio, baseados em valores e na cultura organizacional. É importante usar ferramentas de comunicação para isso, principalmente em tempos de trabalho remoto. Garantir a disponibilidade entre os colegas de trabalho para tirar dúvidas e apresentar insights é fundamental. Aqui na Dataside, usamos o Microsoft Teams, para manter uma comunicação direta e dinâmica.

  • Questionamentos objetivos

Com o relacionamento mais forte, é hora de saber fazer as perguntas certas. Manter a comunicação entre o TI e o setor de negócios vai fortalecer e muito o crescimento da sua empresa, mas é preciso fazer da maneira correta. Por isso, ao realizar perguntas entre si, é importante focar nos resultados que o seu negócio quer atingir. É o momento de focar no objetivo de cada setor:

  • Para o TI, é o momento de entender as estratégias e as metas da empresa.

  • Para o setor de negócios, é o momento de entender as possibilidades oferecidas pelo TI.

 
  • Dados como base

Como avaliar se as estratégias estão dando certo? Bem, contra dados não há argumento. Depois de metas definidas e ações executadas, é hora de juntos, TI e negócios, avaliarem o desempenho da empresa dentro de um determinado período. Com análises apresentadas pelos dois lados e por pontos de vista que se complementam, os próximos caminhos a seguir ficam mais claros e então o ciclo de relacionamento e novas estratégias se repete, e se otimiza cada vez mais.

 
  • Cultura

Algo que levamos muito a sério por aqui na Dataside é Cultura Organizacional, através dela é que os caminhos da empresa são definidos. Estabeleça uma cultura que motive cada setor a entregar resultados de qualidade e que faça com que cada colaborador queira crescer junto com a sua empresa. Se sua cultura não for bem estruturada e os valores não forem estabelecidos, você não vai conseguir manter uma equipe que trabalhe com você de forma exponencial. Com os propósitos alinhados, será mais espontâneo o alinhamento entre TI e Negócios. Gostou desse conteúdo?

Fique ligado (a) em nosso blog e compartilhe com os amigos! 💙

#gestão #liderança #gestãoeliderança #gestaocomdados #businessintelligence #culturaorganizacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Segurança da informação

Existe um conjunto de modelos, leis e boas práticas que fazem parte do que chamamos de Segurança da Informação. Cada uma delas precisa fazer parte

Leia mais »