fbpx

Por que o serviço de banco de dados é essencial?

Saiba como esse serviço pode ajudar sua empresa

 
 
 

Tudo o que temos hoje são dados, nossos nomes, documentos, vendas, bens, contas bancárias e muito mais. E como a maioria dos dados podem ter informações valiosas, é muito importante que eles sejam processados e armazenados em um lugar seguro: o banco de dados. 

A primeira vista, parece que esse serviço é algo complexo e distante, mas na verdade ele já faz parte da sua vida há bastante tempo. Mas afinal, por que esse serviço é essencial? É o que falaremos neste post, olha só! 

O que é um banco de dados?

Antes de falarmos por que esse serviço é essencial, precisamos saber o que ele é. Basicamente os bancos de dados são arquivos estruturados onde os dados são armazenados, guardando nomes, documentos, pagamentos, endereços, serviços e outros. Eles são configurados e gerenciados por meio de linguagens de programação e métodos de busca, mas isso é um assunto para outra hora.

Ou seja, o banco de dados nada mais é que um local que armazena vários dados. E há várias opções disponíveis para aplicações de todos os tamanhos, quer ver?

Os principais bancos de dados

É muito importante conhecer quais são os principais bancos de dados que estão no mercado. Olha só:

Oracle Database

Lançado em 1980, esse é o mais famoso. Ele foi o primeiro banco de dados colocado em utilização no mundo! Seu modelo de acesso é considerado o melhor que existe, pois possibilita diversos acessos às mesmas informações, sem perder performance. 

SQL Server

Assim como a Oracle, esse banco de dados relacional é muito utilizado pelo mercado. Além de famoso é extremamente confiável. Fruto de anos de melhora, inovação e investimento por parte da Microsoft. 

MySQL

Operando desde 1995, seu diferencial é ser um banco de dados open source, ou seja, possui licença de código aberto. Nesse caso, suas aplicações são mais usadas para sites e startups.

Por que o banco de dados é essencial?

Usar um banco de dados eficiente proporciona várias diferenças que podemos notar no dia a dia. Isso porque quando são usados da maneira correta eles impactam no relacionamento dentro da empresa. Esse relacionamento se refere a maneira como as diversas áreas se comunicam. 

Através dos dados, um alinhamento de expectativas, produtividade e metas passam a existir, fazendo com que nenhum setor trabalhe sem conhecer a situação dos outros. Isso evita conflitos e falhas operacionais durante a rotina profissional. Isso gera mais resultados, como a diminuição dos riscos de operação da organização. A segurança que é reforçada, pois todas as informações estão sendo gerenciadas dentro de um sistema próprio para isso, com mecanismos de defesa e restrição de acesso. A ponta final da cadeia de produção ou entrega do serviço ao cliente também se torna mais produtiva, porque pontos cegos da produção podem ser eliminados, otimizando ainda mais os serviços.

Como melhorar meu banco de dados?

Se sua empresa já tem um banco de dados e quer melhorá-lo, o primeiro passo é contar com profissionais capacitados na linguagem desse sistema, e é aí que nós da Dataside entramos! 

Nós podemos oferecer várias soluções, como:

  • Soluções de Backup Cloud;

  • Migração ou implantação de ambientes On Premise Para Cloud;

  • Monitoramento Externo de Servidores;

  • Relatório de Disponibilidade e Envio de Checklist diário;

  • Gráficos de desempenho;

  • Disparo de Alertas Proativos;

  • Atuação Contínua em Performance Tuning;

  • Melhoria Contínua em Arquitetura e Rotinas de Manutenção.

Nós ainda realizamos um diagnóstico gratuito, onde nossos dataholics conseguem atuar

na performance do seu banco de dados. Com a nossa alta disponibilidade, monitoramento 24×7 e da segurança o nosso time entrega tranquilidade e saúde ao seu ambiente. Além disso, temos a consultoria especializada que proporciona vários benefícios ao seu ambiente, como Instalação e Parametrização, Migrações de Versões, Documentação e Capacity Planning, Análise de Segurança e Recuperação de Dados.

Agora que você já sabe sobre isso, não vai perder tempo, né? Faça um orçamento e aproveite os benefícios, é só clicar aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Segurança da informação

Existe um conjunto de modelos, leis e boas práticas que fazem parte do que chamamos de Segurança da Informação. Cada uma delas precisa fazer parte

Leia mais »