fbpx

Benefícios de ter uma Política de Segurança da Informação (PSI)

Você conhece a Política de Segurança da Informação? O dataholic Henrique Melo escreveu um artigo para explicar melhor sobre essa política e seus benefícios. Bora conferir? Boa leitura 🙂

Atualmente, as companhias precisam lidar com a crescente estrutura de TI, como consequência da utilização de diversos recursos digitais. Um dos pontos mais importantes é a segurança, que constantemente precisa ser mantida para evitar problemas futuros. Com isso, entra um fator fundamental, que é a Política de Segurança de Informação, ou seja, uma PSI.

Segurança em primeiro lugar

O objetivo da segurança da informação é assegurar uma ou mais informações no sentido de preservar sua integridade e seu valor dentro de uma organização. Confidencialidade, integridade e disponibilidade são suas principais características.

  • Confidencialidade

Como o próprio nome diz, a confidencialidade garante que a informação permaneça confidencial, ou seja, não vai ser divulgada e nem estará disponível sem autorização prévia da organização.

  • Integridade

Já a integridade trabalha a informação desde a sua criação até o seu fim, ou descarte.

  • Disponibilidade

Enquanto a disponibilidade trabalha com a informação que deve estar disponível as entidades autorizadas sempre que necessário.

SGSI

O SGSI é um sistema não informatizado, previsto nas normas NBR ISO/IEC 270001 e 270002. Ele começa verificando os ativos que tem valor para a empresa, que é o primeiro passo para definir prioridades na hora de assegurar as informações.

Com este mapeamento é evidente o desenvolvimento da Política de Segurança da Informação.

Em resumo, a Política de Segurança da Informação são boas práticas dessa mesma segurança, mas adaptadas ao cenário da empresa com as outras políticas de tecnologia, os negócios em si.

A SGSI pode contar com o apoio sempre que necessário com soluções automatizadas e informatizadas para se chegar ao objetivo desejado. Muitas das políticas são direcionadas à práticas direcionadas para os colaboradores da empresa.

A SGSI reduz os riscos de fraudes em diversas áreas. Pode reduzir o risco de ataques de hackers aos servidores, adulteração das câmeras de vigilância e grande a integridade das informações armazenadas nas estações de trabalho entre outros fatores.

Saindo da área lógica, pode-se aplicar metodologias seguras de identificação, negar e permitir acesso a ambientes de acordo com a necessidades, através de codins, que são dispositivos de biometria responsáveis por liberar acesso à um ambiente restrito.

Benefícios gerados pela SGSI

  • Redução da probabilidade de ocorrência de incidentes de segurança
  • Redução dos danos/perdas causados por incidentes de segurança
  • Recuperação dos danos em caso de desastre/incidente.
  • Preservação da Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.

 

Caso a organização aplique todos os padrões ISO, é possível obter a certificação ISSO 17799, e com isso garantir confiança e credibilidade entre seus clientes.

A implantação do SGSI pode melhorar a segurança de todos os recursos da empresa, desde os sistemas operacionais das estações de trabalho até as boas práticas realizadas por um funcionário dentro da empresa, principal motivo que evita falhas.

Deve-se realizar o uso atual e futuro da Tecnologia da Informação junto aos diretores para estabelecer em conjunto as melhores decisões dentro do que a empresa espera que tenha relevância para assegurar sua integridade.

Deste modo,  a empresa passará credibilidade e confiança de forma superior sobre suas operações internas, permitindo assim que os stakeholders possam devolver a credibilidade e confiança no mesmo valor. Com isso a empresa ficará mais presente dentro da sua área de mercado.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu like e compartilhe. 💙

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes