“Como será que posso agilizar ou automatizar a forma de coletar respostas dos meus formulários?”
Olá pessoal, como estão? Hoje vou falar um pouco sobre uma das diversas formas de utilizar o Power Automate para gerar uma automação de processo dentro do dia a dia de uma empresa.
O Power Automate é uma plataforma online da Microsoft que através do uso de conectores, é possível criar fluxos de processos, e assim, reduzir a necessidade de pessoas realizando trabalhos repetitivos, gerando mais agilidade no dia a dia.
Um desses exemplos de fluxo é a coleta de respostas de um formulário, onde após um usuário preencher as perguntas do forms, as mesmas são enviadas para uma lista de sharepoint.
Primeiro, é necessário que se crie um formulário no Microsoft forms, vou usar como exemplo um forms de Sugestões de Presentes...
Em seguida, vamos criar uma lista no sharepoint, onde será armazenada ás respostas recebidas pelo forms...
Sem a automação criada pelo Power Automate, seria necessário um usuário entrar no forms, importar um arquivo do excel com as respostas e depois salvar no sharepoint, porém, a cada nova resposta, o usuário precisaria realizar esse processo novamente.
Mas agora vamos criar um fluxo e facilitar esse processo.
Iniciamos criando um fluxo automatizado. Esse fluxo vai ser disparado automaticamente quando o nosso forms receber uma nova resposta.
Vamos utilizar os conectores do Microsoft Forms para acionar e obter as respostas preenchidas pelos usuários...
E após obter essas respostas, vamos utilizar um conector do sharepoint para criar essa nova linha/esse novo item, e salvar cada resposta no campo específico da nossa lista criada no sharepoint...
E pronto, agora vamos ver o fluxo na prática nesse vídeo...
E é isso!
Esse foi um exemplo simples. Mas é possível criar o fluxo para salvar imagens, arquivos, e com outras finalidades, essas que posso trazer em outro artigo futuro.
.
.
.
Espero que tenham gostado do conteúdo, sucesso a todos!!!