O Power Automate é uma plataforma de automação de processos que faz parte da Power Plataform, da Microsoft. Ele permite automatizar tarefas e fluxos de trabalho repetitivos e manuais em aplicativos e serviços. Trazendo uma maior agilidade e eficiência no dia a dia e poupando tempo dos usuários.
Os fluxos de trabalho podem incluir ações como enviar um e-mail, criar um item em uma lista do sharepoint, aprovar um documento, salvar anexos em pastas específicas ou disparar uma notificação. O Power Automate também permite a integração com outros aplicativos e serviços, incluindo aplicativos de terceiros, através de conectores predefinidos ou personalizados.
Na hora da criação dos fluxos, nós temos 3 opções de fluxos para iniciar nosso projeto. Hoje vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.
1. Fluxo da Nuvem Automatizado
São fluxos que são acionados automaticamente quando ocorre um evento específico, como quando um novo item é adicionado a uma lista ou quando um e-mail é recebido. Os fluxos automatizados são úteis para tarefas que precisam ser executadas imediatamente em resposta a uma ação específica, sem a necessidade de um usuário realizar alguma função.
Por exemplo, podemos criar um fluxo automatizado que identifica a resposta recebida em um formulário e a registra em uma lista do SharePoint. Ou também no caso de um e-mail recebido com um anexo, onde o fluxo reconhece e salva esse anexo em uma pasta específica, definida pelo usuário.
2. Fluxo da Nuvem Instantâneo
Nesse caso, os fluxos são acionados manualmente pelo usuário, ou seja, o fluxo de trabalho é iniciado quando o usuário pressiona executa uma ação específica. Os fluxos manuais são úteis para tarefas que não precisam ser executadas com frequência e que exigem uma ação do usuário, trazendo eficiência até mesmo em tarefas pouco rotineiras.
Um exemplo desse tipo de fluxo seria o usuário ser notificado sempre que um cliente de prioridade enviar um email.
Ou também, a criação de um fluxo que monitora uma pasta específica no OneDrive e, sempre que um novo arquivo é adicionado, automaticamente cria um novo item em uma lista no SharePoint com informações sobre o arquivo, como nome, tipo, tamanho e data de criação.
3. Fluxo da Nuvem Agendados
Os fluxos agendados são acionados em horários e datas específicos, o fluxo de trabalho é executado automaticamente em um horário programado, sem a necessidade de os usuários realizarem alguma ação ou solicitação. Os fluxos agendados são ideais para tarefas que precisam ser executadas em um horário regular e consistente, como enviar relatórios diários ou semanais.
Como exemplo de fluxo agendado, podemos descrever uma planilha de plantão, com colaborados escalados por semana. Podemos criar um fluxo e agendar para toda segunda às 8hs da manhã ele ser disparado e realizar uma análise da planilha e encontrar os colaboradores escalados da semana, e notificá-los através de uma mensagem no Teams, criando uma mensagem e fazendo a menção dos colaboradores.
Outro exemplo, poderia ser um fluxo programado para disparar todos os dias às 7hs da manhã e identificar a contagem dos produtos no inventário de uma loja, e enviar esses dados para o colaborador responsável, trazendo uma maior eficiência de identificar quais setores necessitam de reposição de compra.
Sendo assim, entendemos que cada tarefa necessita de um fluxo diferente, e entendendo os tipos de fluxo, facilita nosso entendimento na hora de iniciar nossos projetos.
Espero que tenho gostado do conteúdo. Sucesso a todos!