A infraestrutura como serviço (IaaS) é um tipo de serviço de computação em nuvem que oferece recursos fundamentais de computação, armazenamento e rede sob demanda e pagos conforme o uso. A IaaS é um dos quatro tipos de serviços de nuvem, juntamente com o SaaS (software como serviço), a PaaS (plataforma como serviço) e a tecnologia sem servidor.
O que é a IaaS?
É um dos três modelos fundamentais da computação em nuvem (Cloud Computing), neste modelo o recurso de computação é fornecido especificamente com relação ao hardware virtual, ou seja, a infraestrutura de computação.
Neste modelo o conceito de responsabilidade compartilhada tem seu maior peso sobre o consumidor, uma vez que o provedor é responsável apenas pela estrutura, energia, disponibilidade do serviço e conectividade. Ao consumidor, por outro lado, é dado acesso aos componentes virtualizados a fim de construir as suas próprias plataformas de TI.
Em paralelo com as outras duas formas de nuvem de hospedagem, IaaS pode ser utilizado por clientes empresariais para criar soluções de TI facilmente escaláveis, nas quais as complexidades e despesas de gestão do hardware subjacente são terceirizadas para o provedor de nuvem. Se houver necessidade de expandir, é possível explorar os recursos em nuvem como e quando necessário, em vez de ter que adquirir, sem aviso prévio, novos recursos, hardwares e licenças, para que o serviço prestado pelo consumidor não seja descontinuado ou sofra com a alta da demanda.
Em se tratando de responsabilidade compartilhada veja a imagem abaixo que é capaz de esclarecer quaisquer duvidas sobre as demandas do cliente e do provedor:
Note que ambos os outros modelos, PaaS (Plataforma como serviço) e SaaS (software como serviço) é entregue mais do que apenas a infraestrutura. No PaaS a Microsoft se responsabiliza quase que totalmente, inclusive pelo sistema operacional. A responsabilidade da empresa será apenas de gerenciar os aplicativos e dados utilizados (backup). Enquanto que no SaaS a Microsoft garante total disponibilidade e segurança. A TI da empresa fica responsável somente por gerenciar os aplicativos os quais contratou.
Benefícios da adoção da IaaS (Infraestrutura como serviço).
Escalabilidade
A IaaS permite o dimensionamento global e acomoda os picos na demanda de recursos. Assim, você pode entregar recursos de TI aos funcionários em qualquer lugar no mundo com mais rapidez e aprimorar o desempenho do aplicativo. Com a IaaS, quando você decide lançar um novo produto ou iniciativa, a infraestrutura de computação necessária fica pronta em minutos ou horas, não em dias ou semanas. E, como você não precisa configurar a infraestrutura subjacente, a IaaS permite entregar os aplicativos aos usuários com mais rapidez.
Redução de custos
Nesta solução torna-se desnecessário fazer investimentos em hardware, e o existente é mantido pelo provedor, assim o serviço fica disponível conforme a demanda, o que permite que a empresa só pague pelos recursos que realmente utilizar e a equipe de TI se concentre apenas no negócio principal.
Os gastos são vistos como OPEX, ou seja, despesas operacionais. E não como CAPEX, despesas de capital. Desta forma é possível prever ou limitar os gatos com a IaaS mensalmente.
Não é necessário nenhum investimento inicial, você paga apenas pelos recursos que utilizar e pelo período que utilizar.
Recuperação de desastres e alta disponibilidade
Além da redundância de armazenamento local que Azure oferece em todas as suas soluções o cliente pode configurar a redundância de zona, que replica os dados do armazenamento do Azure de maneira assíncrona em três zonas de disponibilidade do Azure na região primária.
O cliente optar por fazer redundância em uma região secundária tornando o serviço altamente disponível e capaz de se recuperar em casos de catástrofes regionais.
As opções descritas não esgotam as soluções apresentadas pelo Azure para fornecer Alta disponibilidade e confiabilidade para os serviços prestados ao cliente, porem nos permite entender ainda um pouco mais sobre o assunto e a seriedade com que este tema é tratado.
Segurança e Confiabilidade
O Azure oferece para o IaaS a segurança física comparada a de um datacenter de alto nível, com controle de acesso, monitoramento 24h, redundância de internet e energia. Oferece ainda a possibilidade de implantação na sua maquina virtual de todos os principais softwares de segurança a venda no mercado através do Microsoft Azure Marketplace.
No modelo IaaS a atualização dos Softwares utilizados, sistemas operacionais, Patches entre outros é de responsabilidade do cliente.
Se você busca total controle sobre a máquina virtual, controle de custos, segurança, escalabilidade e alta disponibilidade, ou seja, os benefícios da nuvem, o IaaS é exatamente o que você está procurando. Seja bem vindo a computação em nuvem.
Referencias:
O que é IaaS? Infraestrutura como Serviço | Microsoft Azure
Descrever a infraestrutura como serviço - Training | Microsoft Learn