Este artigo tem como objetivo trazer um overview sobre a Azure Fundamentals, abordando seu conteúdo e formas de preparação para o exame.
Como seu nome sugere, a AZ-900 é uma certificação que aborda os fundamentos relativos a nuvem e ao Microsoft Azure. Ela valida os conhecimentos básicos em conceitos, arquitetura, serviços, segurança, privacidade, preços e suporte. Sendo um excelente ponto de partida dentro da trilha de conhecimento e certificações Azure tanto para profissionais em início de carreira como para aqueles mais experientes.
Para obtê-la, é preciso ser aprovado em um exame composto por 45 questões, alcançando a pontuação de 700 em 1000 pontos possíveis. Seu conteúdo é divido em 3 grandes tópicos cada um com um peso relativo no exame (pode variar de prova a prova). Entraremos em maiores detalhes e teremos uma visão geral sobre o que esperar em cada um dos módulos. Assim como veremos as opções de preparação para o exame a seguir:
Princípios básicos do Microsoft Azure: descrever os conceitos de nuvem (25-30%):
Aqui são apresentadas as principais definições de nuvem (o que são, como funcionam), informações sobre o modelo de responsabilidade compartilhada (servidor x cliente), modelos de nuvem (pública x privada x híbrida), casos de usos e apresentação do modelo baseado em consumo.
Também temos os principais benefícios e vantagens que a nuvem pode oferecer. Escalabilidade e alta disponibilidade (facilidade para escalar e provisionar recursos tendo eles a sua disposição sem interrupções), previsibilidade e confiabilidade (capacidade do serviço em se recuperar de uma falha e continuar operando aliada a uma facilidade em prever custos e desempenho de operação), segurança, governança e capacidade de gerenciar todos esses recursos e serviços.
E os diferentes tipos de serviços, seus benefícios e exemplos de casos de uso. IaaS (Infraestrutura como serviço), PaaS (Plataforma como serviço) e SaaS (Software como serviço).
Conceitos básicos do Azure: descrever a arquitetura e os serviços do Azure (35-40%):
Este módulo trata da infraestrutura do Microsoft Azure e como são organizadas, divididas e gerenciadas. Aqui temos informações sobre regiões do Azure, zonas de disponibilidade, datacenters, recursos, assinaturas e grupos de gerenciamento.
Também são descritos os principais serviços de computação e de rede fornecidos. Maquinas virtuais (VMs), contêineres, funções, suas aplicações e opções. Assim como as opções de rede virtual, DNS, Gateway de VPN e o ExpressRoute
Os serviços de armazenamento e seus diferentes tipos são apresentados (Blobs, Arquivos do Azure, Filas do Azure e Azure Disk) e suas vantagens e usos são explicados. Assim como as opções de camadas e redundância de armazenamento. É aqui também que vemos as opções para movimentar, transferir e migrar arquivos on e off-line.
Por último, são abordados os diferentes métodos de autenticação e de autorização disponíveis para usuários.
Conceitos básicos do Azure: Descrever o gerenciamento e a governança do Azure (30-35%):
Por último, temos as informações referentes aos recursos de gerenciamento e governança que vão permitir gerenciar seus recursos locais e na nuvem.
São apresentadas as ferramentas para acompanhar e gerenciar seus custos no Azure, quais fatores podem influenciar nesses custos, como estimar com a calculadora de preços e como comparar uma opção on premise x nuvem.
Também somos apresentados as opções Azure para assegurar a governança e a conformidade do nosso ambiente. Desde ferramentas que controlam e gerenciam politicas (Azure Policy), passando por outra que permite padronizar a implementação de diversos recursos (Azure Blueprints) além das opções para bloquear recursos.
Para gerenciar todos esses recursos, são oferecidas diferentes opções. É possível acessar e gerenciar por meio do portal Azure, de forma visual. Ou por meio de linha de comando, fazendo uso do Azure Cloud Shell (CLI ou PowerShell).
Por fim, temos as ferramentas que permitem monitorar a saúde e o estado geral do ambiente. O Assistente do Azure realiza avaliações constantes dos recursos e com base nessas informações, realiza recomendações de melhorias. O serviço de integridade atua oferecendo o status de diferentes serviços em diferentes regiões. Já o Azure Monitor opera coletando e analisando dados sobre os recursos e oferecendo informações para tomada de decisões.
A Microsoft fornece a trilha de aprendizado com opções de estudo individuais (gratuito) ou com instrutor (pago). A trilha abrange todos esses tópicos além de contar com verificações de conhecimentos e exemplos práticos.
https://learn.microsoft.com/pt-br/certifications/azure-fundamentals/
Além da trilha, temos um recurso valiosíssimo na preparação para a prova. É possível realizar um simulado gratuito de 50 questões com temas que são abordados no exame de certificação quantas vezes forem necessárias. Vale lembrar que as questões do simulado não possuem o mesmo formato das questões do exame e que estão disponíveis somente em Inglês.
O simulado permite verificar se a resposta está correta ou não.
Em caso de resposta errada, ele sinaliza a correta e fornece a explicação.
Ao final do simulado temos uma visão geral da performance, assim como podemos avaliar os resultados por cada uma das seções. Dessa forma, é possível identificar em quais pontos os resultados foram bons e quais pontos precisam ser melhorados. Como recomendação, a Microsoft sugere que se busque uma pontuação de 80% ou mais em diversas tentativas, como forma de melhor se preparar para o exame oficial.
Frequentemente são realizados eventos online e gratuitos de treinamento por parte da Microsoft, os chamados Azure Virtual Training Days. Que possibilitam o aprendizado do conteúdo do exame além da possibilidade de se obter vouchers de descontos para a realização da prova.
https://events.microsoft.com/pt-br/mvtd-azure?clientTimeZone=1
Concluindo, a AZ-900 é uma certificação que trata de fundamentos e conceitos básicos, e serve como base para se aprofundar e explorar trilhas e certificações mais avançadas e que demandam um conhecimento prévio maior. É possível realizar seu estudo, preparação e exame de forma gratuita, sendo portanto uma excelente porta de entrada para aqueles que buscam conhecimento e aprimorar suas habilidades em Cloud dentro do ambiente Microsoft Azure.