Hoje traremos para vocês o primeiro de uma sequência de artigos que vão literalmente expandir sua mente sobre como você está dirigindo seu negócio e como é possível tomar decisões melhores e mais certeiras com dados que estão sendo inutilizados, mas que já poderiam estar lhe rendendo muitos frutos. Se você quer saber mais sobre isso, então me acompanhe!
Primeiramente, você já ouviu o termo Big Data? Sabe o que ele significa? Sabe para quê serve e como está sendo a mina de ouro das empresas atualmente?
Se você possui uma empresa, e nunca ouviu falar em Big Data ou mesmo de sua importância e valor nos dias de hoje, você pode estar perdendo muito dinheiro e oportunidades de novos negócios que já poderiam ter transformado totalmente a sua vida.
Mas não se preocupa, nesse artigo vamos te explicar os conceitos e ferramentas que você vai precisar para transformar dados que estão sendo desperdiçados, em dinheiro para alavancar o seu negócio. E se sua preocupação for não saber como estruturar todo esse sistema, nós da Dataside temos toda uma equipe preparada em todos os setores necessários para criar e estruturar isso para que você só se preocupe com o que faz de melhor, o seu negócio.
Indo direto ao ponto, Big Data são todos os tipos de dados possíveis que uma empresa gera e armazena. Seja em seu sistema interno de pontos de entrada e saída de funcionários com seus respectivos cadastros, seja de suas vendas ou serviços prestados, seja em número de pessoas atingidas por uma propagando em uma rede social que deu maior visibilidade a empresa. Tudo são dados (Data).
Contudo, Big Data em uma definição mais correta são os dados com toda essa variedade que chegam a todo momento em volumes e velocidade cada vez maior. Esses dados chegam em volumes tão grandes que softwares tradicionais de processamento de dados não conseguem gerenciá-los.
Aqui você pode estar pensando então que Big Data é somente um amontoado de informações que ocupam espaço e que não servem para nada. No entanto, com as ferramentas corretas e o Business Intelligence aplicado nesses dados, podem ser utilizados para resolver problemas de negócios que você não conseguiria antes.
Como um exemplo para ilustrar melhor podemos citar uma empresa de grande porte que vende para todo o território brasileiro que está com determinado produto parado na região de Tocantins onde lá sai mais do mesmo produto, mas da marca concorrente, enquanto no Rio de Janeiro essa marca que se encontra parada no Tocantins sai a todo momento e vendido num preço acima do valor comercializado em Tocantins.
No exemplo acima, com a utilização das ferramentas adequadas, poderemos gerenciar esses dados para que nos traga à visualização total de insumos, a melhor distribuição deles, os ajustes de valor de venda e descontos em todo o território nacional. Ficando assim, muito mais fácil de visualizar a melhor distribuição, o melhor desempenho, tornando assim a tomada de decisão nos negócios muito mais intuitivas.
Ok, já entendi como o Big Data vai ajudar meu negócio. Mas como faço pra efetivamente transformar meus dados em insights de negócios? Quais ferramentas vou precisar utilizar?
Nesse caso, poderemos utilizar o Data Warehouse, Data Lake, Data Lakehouse, mas vamos explicar em outros artigos estas diferenças.