No curso mais recente sobre o Atlas, me questionei sobre suas principais vantagens para as organizações. Vamos entender esses benefícios e como eles se aplicam ao seu negócio?
O Atlas fornece uma maneira fácil de hospedar e gerenciar seus dados na nuvem, é uma ferramenta fácil de usar, com escalabilidade automática, segurança avançada, disponibilidade, e oferece os recursos de backup e recuperação, tornando-o uma forma mais simples de organizar e gerenciar o banco. Portanto, uma excelente opção quando sua organização precisa desses componentes oferecidos pelo Atlas.
Além do mais, o Atlas é uma ferramenta multicloud, que de acordo com o MongoDB trata-se de uma estratégia de TI em que as organizações usam uma combinação de nuvens públicas, privadas e híbridas de diferentes provedores de nuvem, como AWS (Amazon Web Services), Azure e Google Cloud.
Antes de passar para as partes de configurações e especificidades do Atlas, vamos começar com a criação do usuário em um cluster gratuito, e como deve ser feito:
Lembrando que o Atlas vem pré-configurado com configurações padrão seguras. Você pode ajustar os recursos de segurança para suas implantações de banco de dados para atender às suas necessidades e preferências de segurança exclusivas.
Quando criamos nossa conta no Atlas, criamos também nosso Atlas user. Isso é, responsável por gerenciamento da organização do Atlas, projetos, usuários de banco de dados, faturamento.
Com o Atlas user é possível criar então o Database user, para fins de segurança, o Atlas exige que os clientes se autentiquem como usuários do banco de dados MongoDB para acessar os clusters.
Atlas Users: Definem as ações que os usuários do Atlas podem executar em organizações, projetos ou ambos. A organização e o projeto Owners podem gerenciar os usuários do Atlas e suas funções em suas respectivas organizações e projetos. Você pode aplicar essas permissões somente no nível da organização ou no nível do projeto.
Database User: Fornece aos clientes a implementação de banco de dados em um projeto. É criado pela organização ou Project owners. No conjunto de suas permissões estão:
• atlasAdmin;
• readWriteAnyDatabase,
• readAnyDatabase.
Mas então, qual seria a diferença entre o atlas user e o database user?
Assim como em instalações locais do MongoDB quanto em ambientes em nuvem, como o MongoDB Atlas, existem três práticas para garantir a segurança dos dados das aplicações:
Sobre as regras de acesso baseadas em funções para controlar quais usuários podem realizar operações, chamada de role-based access control (RBAC). No RBAC, as permissões são associadas a funções específicas em vez de serem atribuídas diretamente aos usuários individuais. Isso simplifica a administração de permissões, pois em vez de gerenciar permissões para cada usuário, elas são atribuídas às funções e, em seguida, os usuários são atribuídos às funções apropriadas.
Outra forma de segurança das informações é através da criptografia, o qual é um processo de codificação de dados para garantir que só tenha acesso usuários permitidos. Nesse quesito, existem três tipos de criptografia:
Conhecendo assim, todas as etapas de início, permissão e segurança no mongo Atlas, podemos passar para um assunto bastante importante, o de backup, restauração e arquivamento de dados.
Backups são cópias de dados que armazenam o estado de seu cluster em um determinado momento. Fornecendo uma medida de segurança em caso de perda de dados.
Aqui, vale ressaltar que os backups do Atlas não estão disponíveis para clusters gratuitos. Para isso, você pode usar o mongodump para fazer o backup dos dados, e mongorestore para a restauração.
Na tabela abaixo, temos as descrições dos tipos de clusters:
Backups na Nuvem: O atlas usa os recursos nativos de snapshot do seu provedor de nuvem para oferecer suporte a snapshots de cópia completa e armazenamento de snapshot localizado.
Por fim, o MongoDB Atlas oferece opções para diferentes tipos de clusters, desde o gratuito até os dedicados, com recursos que atendem às necessidades variadas de aplicativos. Seja para fins de desenvolvimento, testes ou produção, o MongoDB Atlas é uma escolha confiável para organizar, gerenciar e proteger dados de forma eficiente.
Em resumo, o MongoDB Atlas é uma solução abrangente e flexível para o gerenciamento de dados na nuvem, oferecendo escalabilidade, segurança e praticidade para atender às demandas das organizações modernas. Ao utilizar o MongoDB Atlas, você pode se concentrar no desenvolvimento de suas aplicações, sabendo que seus dados estão em um ambiente seguro.
COMO INICIAR SEU CLUSTER DE ESTUDOS NO MONGO ATLAS
Abaixo, um passo a passo para como iniciar com seu cluster de estudos, quando você cria sua conta, poderá selecionar o tipo do cluster. No nosso caso, vamos optar pelo M0 que é FREE.
Assim, agora possuímos o cluster M0, e criamos o usuário e a senha. Basta clicar em seguir após usuário criado.
Aqui, possuímos nosso cluster, sem nenhum banco de dados. Podemos fazer então a criação do mesmo através do Build a Database. E aguardar, assim, a criação do banco de dados de arquivos de estudos.
E agora, vamos conectar nosso banco de dados no MongoCompass, clique em CONNECT:
Clicando no connect, você escolherá onde deseja acessar, e deve copiar a conecction string:
E agora, vamos ao Mongo Compass, e colocar lá a nossa connection string, inserindo o usuário e a senha:
E aqui está o nosso banco de dados, completo, para podermos treinar sem medo com um banco exclusivo para estudos!
Eai? Gostou do artigo? Espero que tenha te ajudado a entender os benefícios de usar o Mongo Atlas no seu negócio.