A tecnologia tem avançado muito e com isso as empresas estão cada vez mais dependentes dos dados, precisando coleta-los e trata-los de maneira correta e eficaz para que tenham maior proveito e possam melhorar seus negócios. Entretanto, uma preocupação muito relevante que surge é como garantir a segurança dos dados pessoais dos usuários.
Existem dois tipos de dados que são particularmente sensíveis e que requerem atenção especial por parte das empresas: os dados pessoais identificáveis (PII) e os dados de cartão de crédito (PCI). Neste post, vamos explorar o que são esses tipos de dados e como as empresas podem cuidar deles.
PII - Personally Identifiable Information
Os dados PII são informações que podem ser usadas para identificar uma pessoa específica. Isso pode incluir o nome completo, endereço de e-mail, endereço residencial, número de telefone, número de identidade, entre outros. Esses dados são frequentemente coletados por empresas em processos de cadastro, formulários de inscrição ou transações comerciais.
PCI - Payment Card Industry
Os dados PCI são informações sensíveis usadas para autorizar transações com cartões de crédito. Isso pode incluir o número do cartão de crédito, data de validade, nome do titular do cartão e código de segurança. Quantos golpes não temos visto em jornais e sites de notícia, não é? Esses dados são altamente valorizados pelos criminosos virtuais, que os utilizam para realizar compras fraudulentas ou roubar identidades.
Agora que estamos na mesma página conceitual, precisamos lembrar que a segurança dos dados PII e PCI é uma responsabilidade compartilhada entre as empresas e os usuários. As empresas têm o dever de proteger esses dados, enquanto os usuários devem tomar medidas para garantir a segurança de suas próprias informações.
Nesse post, vamos discutir algumas práticas recomendadas para as empresas lidarem com esses tipos de dados:
- Conscientize seus funcionários
É muito importante conscientizar todos os funcionários sobre a importância da proteção desses dados e os riscos associados à violação de privacidade. Todas as políticas e procedimentos devem ser claramente definidos e comunicados a todos os funcionários.
- Minimize a coleta de dados
As empresas devem coletar apenas os dados necessários para cumprir sua finalidade comercial e minimizar a coleta de dados sensíveis. Por exemplo, se uma empresa precisa coletar o número do cartão de crédito para processar uma transação, deve garantir que não esteja coletando informações desnecessárias, como a data de nascimento do cliente.
- Proteja os dados com criptografia
A criptografia é uma das maneiras mais eficazes de proteger os dados sensíveis, incluindo PII e PCI. As empresas devem implementar a criptografia em todos os estágios da coleta, armazenamento e transmissão de dados, para garantir que apenas as pessoas autorizadas possam acessá-los.
- Implemente medidas de segurança
As empresas devem implementar medidas de segurança, como firewalls, antivírus, autenticação de dois fatores e controles de acesso para evitar o acesso não autorizado aos dados sensíveis. Também é importante manter o software e os sistemas atualizados para evitar vulnerabilidades conhecidas.
- Crie políticas de segurança eficazes
Os dados sensíveis devem ser protegidos com políticas efetivas de segurança que garantam que somente quem tem o treinamentos e autorizações necessárias possam visualizar os dados.
- Monitore o uso de dados e tenha uma resposta rápida a violações
As empresas devem monitorar o uso de dados sensíveis para detectar atividades suspeitas e possíveis violações. A detecção precoce pode ajudar as empresas a tomar medidas preventivas antes que ocorram danos graves. E se ocorrerem, que a ação possa ser rápida e efetiva para minimizar os danos.
Vimos aqui a importância de ter a proteção correta de todas as informações que armazenamos.
Contem com a Dataside em seus negócios e estarem antenados em como ter uma saúde de dados melhorada e aproveitar ao máximo para acelerar seu negócio com o poder dos dados.