Primeiramente, precisamos entender que Big Data é conceito e que tem várias ferramentas que fazem parte dela
-Vamos pensar no Big Data com alguns exemplos do cotidiano
A sua Televisão, Smartphone, Netflix, isso tudo gera conjunto de dados extremamente amplos , e que, por este motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com altos volumes de Dados , gerados com muita velocidade e com alta variedade, de forma que toda e qualquer informação disponível nos dados possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil, estamos falando de Big Data
Simplificando, Big Data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados.
Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los. No entanto, esses grandes volumes de dados podem ser usados para resolver problemas de negócios que você não conseguiria resolver antes.
A partir de agora, falarei dos 4 V'S que definem o Big Data
Volume: O big data não está relacionado a dados individuais e sem expressão, ele compreende um volume alto e que, de fato, tem relevância e peso para a tomada de decisões.
Imagine por exemplo o supermercado, quantas pessoas não passam no caixa por dia, registrando produtos que foram comprados, pagamentos sendo realizados, tudo isso é registrado no banco de dados, todas as transações financeiras do supermercado representam o alto volume de dados , quando falamos em Volume nos referimos ao tamanho dos dados
Variedade: No Big Data, os dados não possuem uma única origem. Na verdade, a complexidade está em receber dados de lugares variados, em formatos muitas vezes distintos, e extrair informações valiosas deles.
Uma empresa que trabalha online , gera vídeos, imagens ,arquivos de áudio , Excel, Doc, Txt , certificados de conclusão, acesso dos alunos , toda essa quantidade imensa de conteúdo em diferentes formatos, define a variedade dos dados.
Velocidade: Como os Dados são gerados.
Neste caso podemos pensar nas redes sociais, se você usa Linkedin, Youtube, Instagran, Facebook ou outras redes sociais, experimente ficar distante por um dia . Quantos dados você perdeu em um dia? Certeza que uma quantidade gigantesca de posts, imagens, Vídeos que são postados o tempo inteiro por quê? cada dia que passa você tem mais pessoas acessando estas mídias e por isso os dados são gerados em velocidades cada vez maiores.
Veracidade : Dados reais , confiabilidade dos dados , quando uma empresa gera dados no caso.
vamos manter o exemplo do supermercado onde é gerado transações financeiras, estamos falando de dados reais. Que junto com volume, variedade, velocidade, ajudam a definir o que é Big Data ,
Sem Volume, variedade , velocidade e veracidade não definimos Big data
Podemos Aplicar O big data em diversos setores como:
Comportamento do usuário
Logística
Área de saúde
Detecção de Fraudes
Sistemas de Recomendação, dentre outros
Vou incluir um vídeo que fiz sobre o Assunto também 😀