Entendendo o contexto
Não é novidade que as empresas estão constantemente coletando e armazenando dados em ritmo acelerado, sendo necessário ter profissionais aptos para extrair informações relevantes para a tomada de decisão baseada nesses dados. Com a linguagem SQL (Structured Query Language), é possível acessar e manipular esses dados de maneira relevante, fornecendo insights valiosos para o negócio.
Banco de dados relacionais e a linguagem SQL
Os bancos relacionais são estruturados em tabelas, sendo representado por entidade (“clientes” ou “produtos”, por exemplo), e cada linha representa um registro que descreve a entidade. As colunas, também chamadas de campos, representam os atributos da tabela (nome do produto, nome do cliente). O SQL permite aos usuários selecionar, filtrar e classificar dados dessas tabelas, assim como inserir, atualizar e excluir dados.
Além disso, o SQL permite agrupar e utilizar funções de agregação em conjuntos de dados e combinar dados de várias tabelas. Isso torna o SQL uma ferramenta poderosa análise de dados.
Por fim, não menos importante, muitas ferramentas e plataformas utilizam SQL como linguagem para consulta, por exemplo, Apache Spark, Databricks e DBT. Isso reforça ainda mais a importância do estudo e a prática do SQL por ser comum e flexível entre as mais diversas plataformas.
Então, o que está esperando para aprender o SQL?