Artigo desenvolvido em parceria com @Mazoelle Oliveira
Fala, pessoal! Tudo tranquilo? Hoje nós queremos comentar brevemente alguns conceitos para que no dia a dia a gente não troque as mãos pelos pés 😅.
A ideia de trazer esse conteúdo parte da nossa experiência atuando no time de Dataviz, na Dataside, e também da experiência de alguns colegas. Conversando com alguns, chegamos à conclusão de que no início de nossas atuações acabávamos ignorando alguns conceitos essenciais para a visualização de dados.
Sabemos que, para quem atua com Dataviz há muito tempo, pode parecer meio idiota conceituar o básico, mas, geralmente, para os iniciantes nesse vasto Universo, esses conceitos não são tão claros assim.
Falando da nossa experiência, demoramos a entender a relação de design com Dataviz e não esperavamos ter que estudar design para trabalhar com dados.
De forma direta, Dataviz (data vizualization ou visualização de dados) é uma representação gráfica de um conjunto de dados, por meio de infográficos, mapas, tabelas e outras formas estruturantes.
O principal objetivo da Dataviz é tornar mais fácil o entendimento de informações complexas, identificando padrões, tendências e insights acionáveis.
Essa ferramenta ajuda a identificar rapidamente conceitos e padrões para a tomada de decisões. Além disso, a Dataviz ajuda a representar histórias com dados, permitindo uma compreensão mais profunda dos negócios e resultados, englobando uma série de conceitos de áreas diferentes do saber. Plotar simplesmente um gráfico sem pensar não é necessariamente visualização de dados.
Como meu objetivo não é necessariamente discutir o que é ou não é Dataviz, nem debater tudo o que engloba a visualização de dados, não irei adentrar todas as áreas que a englobam, mas gostaria de propor a análise da seguinte imagem, como um esboço dessa ideia:
De acordo com Ellen Lupton, autora de “Design como Storytelling”, o design é a solução de problemas com o potencial de transferir informações para a mente de outra pessoa.
Designers criam produtos interativos que convidam as pessoas a explorar, tocar, navegar e brincar no ambiente, criando experiências que estimulam a mente e o corpo, sem estarem limitados à criação de apenas logotipos.
A relação entre Dataviz e design está cada vez mais próxima, o que se observa à medida que a representação visual dos dados se torna cada vez mais importante para a tomada de decisões. Design e Dataviz trabalham juntos para comunicar informações complexas de maneira clara, atraente e envolvente.
Assim, em vez de apenas apresentar uma tabela de dados, pode-se criar um gráfico que conte a história dos dados, destacando tendências e pontos-chave. Isso torna os dados mais acessíveis e compreensíveis para um público mais amplo.
Até a próxima!
Excelente artigo 😀