Olá pessoal, tudo bem com vocês ? Hoje venho falar um pouco sobre Planejamento e a importância de fluxograma em novos projetos ! 😀
Com certeza a maioria das pessoas já iniciaram algum tipo de projeto sem qualquer plano de ação e acabaram se perdendo no meio do caminho ou até mesmo fazendo aquela entrega corrida, não é mesmo ?
Nessas situações é muito comum as atividades desandarem e a possibilidade de realizar um projeto de baixa qualidade é muito alta. Para não sermos nós os próximos igual nosso colega aqui acima precisamos nos planejar!
O tema sobre planejamento no desenvolvimento de software e TI em geral é muito sólido, com modelos e técnicas bem desenvolvidas para agilizar os processos e entregar produtos de alta qualidade. Dentre elas há diversas muito conhecidas e bem utilizadas no dia-a-dia, como Kanban entre outros.
Ao longo do tempo também foram criadas diversas ferramentas para auxiliar o planejamento, e o foco desse artigo será em uma delas, o Drawio !
Essa plataforma oferece servico via browser ou também executável nos sistemas operacionais, inclusive o Linux 😎
Ela pode ser utilizada para criar fluxogramas básicos até modelagem de banco de dados, com tabelas, possuindo componentes desde setas, caixas, até UML!
LINK: https://app.diagrams.net/
Drawio, assim como infinitas ferramentas disponíveis no mercado, é excelente na criação de fluxogramas e diagramas, porém o que mais me chamou atenção nela (além de funcionar perfeitamente no Linux) foi a sua característica extremamente rápida em alterar formatações e possuir elementos muito utilizados no cenário de desenvolvimento de software.
Apesar de parecer uma questão efêmera, a estilização/visualização dos diagramas são essenciais para um entendimento claro do projeto.
Um diagrama de difícil leitura pode tranquilamente ter um impacto gigante a longo prazo, gerando tabelas e relacionamentos errados os quais precisariam ser alterados mais a frente, tendo um custo enorme para a empresa e envolvidos no processo. Infelizmente essa situação é muito comum em quase todas empresas, sendo que caso o diagrama fosse modificado para tornar mais fácil a interpretação poderia ter sido evitado.
Como comentado, essa ferramenta possui diversas finalidades, sendo uma delas criação de diagramas UML para banco de dados. A seguir, fiz um exemplo extremamente básico, apenas para ter uma noção de como essa ferramenta é prática, rápida e eficaz na sua proposta:
Nesse cenário, possuimos duas tabelas: Cliente e Pedidos. Cada uma das tabelas possuem as suas propriedades assim como seus tipos de dados, e também seus métodos próprios, além da cardinalidade 1 para muitos.
Apesar de ser bem simples o caso, é possível visualizar como é simples de utilizar a ferramenta e boa para usar desde apresentações de clientes até explicações e apresentações!
Um dos motivos que torna essa ferramenta excelente para cenários que usam UML são seus elementos de fácil acesso:
Além disso, é possível formatar os elementos, auxiliando na interpretação e ajudando na visualização através da padronização:
Podemos fazer um caso mais real também, com diversas tabelas e schemas, tabelas dependentes e utilizar outros elementos da UML, porém esse foi apenas um exemplo para ilustrar a simplicidade e agilidade de usar a ferramenta para tais funções de Banco de Dados.
Uma outra situação muito boa em relação a planejamento de projetos é criação de fluxogramas. Eles são excelentes para explicação de blocos de códigos complexos de linguagens de programação, assim como arquiteturas de sistemas, incluindo ingestão de dados.
Segue um exemplo simples mas de fácil leitura e entendimento para todos envolvidos no projeto, desde cientistas de dados até clientes, permitindo que todos conversem e visualizem o mesmo cenário:
Nessa situação, temos o Azure Data Factory como orquestrador da ingestão das camadas (Bronze, Silver e Gold) no Delta Lake. Na camada bronze, ocorre a ingeestão direta de arquivos localizados em diretórios através de FileShare, e a utilização de ETL com Notebooks Databricks para as camadas Silver e Gold.
Além disso, a ferramenta drawio permite exportar o arquivo em diversos formatos (inclusive HTML 😮) e até PDF caso seja utilizado em alguma documentação oficial:
E em relação aos símbolos, podemos importar figuras baixadas ou também utilizar os seus já embutidos:
Como podemos ver, a simplicidade e agilidade de construir tais tarefas para auxiliar o planejamento de projetos dessa ferramenta é incrível. E a cereja do bolo: ela é GRATUITA 😍
Deixo com vocês aqui essa sugestão: Naquela próxima call que for discutir o início de projeto ou apresentação que tal dar uma chance para essa tecnologia incrível e rápida chamada Drawio ? 😁