Imagine um cenário onde tomadas de decisões estratégicas devem ser feitas de forma dinâmica e célere. Tais decisões irão impactar as finanças corporativas e outros setores dentro de uma empresa. Agora imagine você ter registros organizados, estruturados e projetados em uma tela em que você é capaz de observar dados corporativos, entender tendências, produzir insights de forma segura e orientada aos dados.
Este é um cenário que caracteriza o Business Intelligence.
Com o passar do tempo o Business Intelligence (BI) é um conceito que ocupa cada vez mais espaço no universo dos negócios. É fato que hoje, as empresas têm cada vez mais dados à sua disposição. Entretanto, não basta ter muitas informações se não soubermos a melhor maneira de utilizá-las a nosso favor.
O Business Intelligence é um conjunto de tecnologias, conceitos e práticas utilizadas para coletar, armazenar, tratar, analisar e apresentar informações, permitindo assim uma visão mais completa e detalhada sobre o negócio.
Por meio da utilização de vários métodos e ferramentas, o BI ajuda as empresas a tomar decisões baseadas em dados e evidências. A visualização e a compreensão dos dados podem ser feitas de forma eficaz e eficiente devido a essas técnicas. Ao utilizar esses métodos, é possível determinar tendências e padrões, descobrir oportunidades e obstáculos, bem como criar modelos para prever resultados futuros.
Através da utilização do BI, as empresas são capazes de ter insights valiosos baseados em dados. Os gestores podem descobrir tendências de mercado, comportamento dos concorrentes, informações sobre o perfil de clientes permitindo a identificação de oportunidades de negócio. O BI também possibilidade de maneira mais dinâmica a avaliação de desempenho da empresa permitindo tomadas de decisões, ajustes e melhorias estratégicas necessárias para o crescimento do negócio.
Outros benefícios que podem ser obtidos através do BI é a melhoria na eficiência de processos empresariais. Com análises dos dados, é possível obter informações vitais que ajudam a mitigar gargalos, atrasos e outras ineficiências. Como exemplo, diversos aeroportos no mundo e no Brasil, coletam dados de suas operações para aumentar cada vez mais a sua performance e fornecer um serviço com maior qualidade para os passageiros.
Imagine uma situação em que os passageiros de um voo foram impactados porque uma ponte de embarque e desembarque apresentou uma falha no momento em que a mesma seria acoplada a aeronave. Qual a percepção que o passageiro vai ter sobre o aeroporto?
Com a análise dos dados, o BI poderá auxiliar a entender o porquê e como aconteceu aquela falha. A partir dos dados, poderão ser estabelecidas rotinas de manutenção preventiva ou até mesmo a substituição do equipamento caso ele venha a apresentar problemas constantemente e a sua vida útil já tenha sido ultrapassada.
Percebe-se então que, através do BI os gestores têm o poder de agir de forma mais precisa e estratégica, direcionando os recursos e energia necessários de maneira mais eficiente com intuito de obter um melhor resultado de desempenho de operação.
Outras empresas que tiveram sucesso ao utilizar o BI são:
1. Amazon – Através da análise de perfil de compras e preferências do cliente, a Amazon consegue oferecer recomendações personalizadas de compras para seus clientes.
2. Netflix – Semelhante à Amazon, a Netflix consegue avaliar os dados de visualização dos seus usuários e fornece sugestões recomendadas de filmes e séries baseada no perfil. Além disso, a Netflix consegue avaliar a necessidade de criação de conteúdos exclusivos que atendam às necessidades dos usuários.
3. Walmart – A Walmart é um dos cases de sucesso mais conhecidos quando se trata de Business Intelligence. Conhecida pela sua eficiência de cadeia de suprimentos, a Walmart utiliza os dados para gerenciar seus estoques, garantir a disponibilidade de produtos e maximizar sua eficiência operacional.
4. Airbnb – Utiliza dados para personalizar a experiência do usuário e analisa dados de concorrentes para ajustar seus preços e maximizar sua receita.
5. Linkedin – Utiliza dados para personalizar a experiência do usuário na plataforma, permitindo a personalização de recomendações de empregos e aprendizados com intuito de auxiliar os usuários a atingir seus objetivos profissionais.
Sabendo que estamos vivendo a era dos dados, e que empresas líderes de mercado investem cada vez mais em coleta, estruturação, análise e monitoramento de dados, àquelas que não conseguem acompanhar essa real necessidade tendem a ser menos competitivas.
O Business Intelligence consegue transformar montantes de dados e informações em decisões orientadas em questão de segundos, o que antigamente era improvável de se fazer. Engana-se quem pensa que o BI é exclusivo para empresas grandes. Existe espaço para todas as empresas e para todos os setores da indústria.
Portanto o Business Intelligence se tornou fundamental e indispensável para todos os negócios que querem se manter vivos em um mercado cada vez mais competitivo e fazer a sua empresa evoluir através de decisões baseada em dados (data-driven).
Peter Drucker afirmou que “O que não se pode medir, não se pode gerenciar” o que nos permite concluir que se uma empresa não for “data-driven” não se pode gerenciá-la, e em contrapartida uma empresa não pode ser “data-driven” se não possuir dados confiáveis. Por estes motivos, o Business Intelligence se torna cada vez mais indispensável para tomadas de decisões estratégicas.