Olá, pessoal, neste artigo/tutorial irei mostrar as instruções para instalar e configurar o Pentaho Data Integration Community Edition (CE) no Microsoft Windows.
Primeiro, vamos definir alguns requisitos:
· Ter sistema operacional Microsoft Windows 8 ou 10.
· Permissão para baixar e instalar o Java.
· Conta de Administrador ou Permissão para editar variáveis de ambiente em seu computador.
· Configurar as variáveis de ambiente do JRE e JDK para Pentaho Data Integration.
Agora vamos iniciar os passo-a-passo:
Passo 1. Baixe o software Pentaho Data Integration
Primeira coisa a se fazer é baixar os arquivos do Pentaho Data Integration, neste link você encontra a página para fazer download do ‘pdi’.
No meu caso, irei baixar o arquivo Pentaho 8.0, mas você pode ir para a versão mais atual que tiver.
Clique no botão “Download” para iniciar o download do arquivo .zip em seu computador. Depois que o download do arquivo zip for concluído, extraia os arquivos para pasta Disco Local (C:) do seu computador. Sua pasta deve ter a seguinte aparência:
Passo 2. Instale as dependências Java, se necessário
Para executar o Pentaho Data Integration, o JRE e o JDK são necessários. Para verificar se você já os tem instalados, vá para este caminho em seu explorador de arquivos:
C:\Program Files\Java
ou em:
C:\Arquivos de programas (x86)\Java
Se esta pasta existir você verá pastas semelhantes a estas:
Se não existir estas pastas ou você não vê uma ou ambas as pastas acima, então você precisa fazer a instalação do JRE e/ou JDK. Para isso indico o seguinte tutorial: https://medium.com/@mauriciogeneroso/configurando-java-1-instalação-do-jre-e-do-jdk-no-windows-38cacace0377
Passo 3. Configurar as variáveis de ambiente
Existem três variáveis de ambiente que precisam ser configuradas. A maneira mais fácil de abrir o menu de variáveis de ambiente é digitar “variáveis de ambiente” na barra de pesquisa do Windows assim:
Clique na opção “Editar as variáveis de ambiente do sistema”. Isso abrirá a janela “Propriedades do sistema”.
Em seguida, vai abrir uma janela igual a esta:
Atenção... pois nesta etapa vamos adicionar três novas variáveis de sistema, muito importante prestar atenção em cada etapa e colocar o caminho correto dos arquivos. Clique no botão “Novo…” em “Variáveis do sistema” e digite o seguinte:
1ª Variável – PENTAHO_JAVA
Certifique-se de que o caminho do arquivo de valor da variável seja o mesmo existente em seu computador. Você pode ir até o diretório da pasta Java\jre...\bin e copiar e colar o caminho ou, através do Botão “Procurar Arquivo...” e encontrar o mesmo caminho. Não se esqueça de digitar o nome do arquivo \java.exe após a palavra bin.
Pressione “OK” e faço o mesmo caminho para as outras duas variáveis.
2ª Variável – PENTAHO_JAVA_HOME
3ª Variável – JAVA_HOME
Obs.: Na 2ª e 3ª variável veja que não é necessário digitar o nome do arquivo \java.exe
Pressione “OK” e feche todas as janelas anteriores pressionando “OK” novamente.
Passo 4: Criando atalho para Área de Trabalho
A pasta data-integration que você baixou anteriormente será semelhante a esta:
O arquivo que executa o aplicativo é denominado “Spoon.bat”. Você pode criar um atalho para área de trabalho e para isso, clique sobre ele e com o botão direito do mouse vai em ‘Enviar para’ > ‘Área de trabalho’.
Em sua área de trabalho deverá aparecer o arquivo do Spoon.bat
Passo 5: Definindo ícone do Spoon
Para alterar o ícone e colocar o logo do PDI é bem simples, clique novamente com botão direito no arquivo Spoon.bat, vá em Propriedades e irá abrir a seguinte janela:
Clique no botão ‘Alterar ícone...’ e então vai aparecer a seguinte mensagem, mas você pode clicar em OK e seguir adiante.
Após você ter clicado em OK, irá abrir a seguinte janela abaixo:
Nesta tela já vai mostrar vários ícones, mas o logo que precisamos teremos que buscar em outra pasta. Então, você deve ir ao botão ‘Procurar...’ e clicar nele. Veja que irá abrir uma nova janela dentro da pasta data integration, você deve então procurar pelo ícone spoon.ico, clica sobre ele e em seguida no botão Abrir na parte inferior da tela. Exemplo abaixo:
Concluído os passos anteriores, veja que voltamos à tela anterior dos ícones só que agora, o ícone do spoon está selecionado e o caminho dele está na barra acima. Basta clicar em OK.
Ao clicar em OK, voltamos para a janela de Propriedades e veja que já aparece o logo do ícone do spoon no arquivo Spoon.bat – Atalho. Após isso, basta clicar em Aplicar e depois em OK novamente.
DICA: Nesta mesma janela de Propriedades, você pode ir ao botão Geral na parte superior e alterar o nome do arquivo Spoon.bat. Eu usei a abreviação PDI de (Pentaho Data Integration).
Após isso, basta clicar em Aplicar e depois em OK novamente.
Passo 6: Abra o aplicativo Pentaho Data Integration
Agora que o Java está instalado e as variáveis de ambiente definidas, podemos começar a executar o aplicativo Pentaho Data Integration.
Clique duas vezes neste arquivo para abrir o aplicativo Pentaho Data Integration.
Neste ponto, você pode começar a usar o PDI clicando nos botões “New transformation” ou “New job”.
Para conhecer melhor o ambiente e fazer seus primeiro ETLs, recomendo assistir os vídeos a seguir:
Conhecendo o ambiente do PDI, disponível em:
Curso de Integração de dados com Pentaho #2 - Conhecendo o ambiente
Fazendo primeiro ETL, disponível em:
Curso de Integração de dados com Pentaho #3 - Criando o projeto
Transformações Simples, disponível em:
Pentaho - Transformações Simples
Referências