Verificar se um servidor SQL Server está com seu e-mail é com toda certeza muito importante. Nesse artigo eu vou te mostrar o passo a passou de como verificar se o seu servidor está corretamente configurado e se não, como mudar isso? Bom primeiro acesse o MSSMS (Microsoft SQL Server Management Studio). Em Object Explore, procure a opção: “Database Mail”. Clique com o botão direito em cima de Database Mail e vá em: “Configure Database Mail”.
Após isso você se encontra nessa janela. Selecione a primeira opção que provavelmente já vai estar selecionada e clique em NEXT.
Vai aparecer uma mensagem dizendo que a função não está habilitada e se você deseja habilitar. Clique em “YES”.
Insira um nome e clique em “Add...”
Em sequência preencha os campos. Atenção!!! De um tempo pra cá o google desabilitou uma opção que tinha que ter habilitada. Então faça o seguinte: Entre em https://myaccount.google.com/ Lá você vai pesquisar por “SENHAS DO APP”. Selecione gmail e o computador windows Pega a senha que ele gerar e ao invés de pôr a senha do seu g-mail normal, coloque esta que foi gerada.
Lembrando que em “Serve name”, você deve colocar: smtp.gmail.com e em “Port number”: 587, o número da porta dele (isso se o e-mail for gmail). Caso seja outro tipo de e-mail você deve procurar o serv name dele e o número da porta dele. No meu exemplo estou usando o gmail. Após os dados terem sido preenchidos clique em OK, NEXT e por final, FINISH
Após a configuração finalizar vá em Database Email novamente, clique com o botão direito e selecione: “Send test e-mail". Vamos fazer um teste e enviar um e-mail confirmando se a configuração está funcionando.
Prontinho!!! É só verificar a caixa de entrada do e-mail que você selecionou para receber o teste.
Conclusão A importância de ter o e-mail de um servido SQL Server configurado é que através dele você pode receber avisos de erros que ocorrerem no servidor. Também é possível receber alertas de backup que estão sendo realizado entre outros situações. Esses são só alguns exemplos de aplicações que trabalham em conjunto com o database e-mail. Então lembre-se, quando você se deparar com algum servidor que não é do seu conhecimento, sempre procure saber se o database e-mail está corretamente configurado pois sem ele você estará se certa forma no escuro e só vai saber dos ocorridos, sejam bons ou ruins quando você chegar no servidor.
bem explicado