Temos uma variedade de assuntos que podemos fazer nossa análise de dados e de acordo com ele, temos cores que nos ajudam a contar uma história melhor...
Lembram que no último artigo falei sobre os sentimentos que as cores podem trazer e o que representam ? Segundo o alemão Johann Wolfgang Von Goethe , criador da teoria das cores, nem todo mundo consegue ver diferentes tons de cores, porém a sensação que ela traz é a mesma para todos.
E essa sensação que temos foi bastante estudada, originando assim a Psicologia das cores, que é um estudo de como o nosso cérebro reage a diferentes tons de cores, quais desejos, sentimentos, emoções elas nos trazem.
Vamos então as cores e alguns sentimentos que elas podem trazer:
Vermelho: energia, velocidade, força, poder, calor, amor, guerra, e sentimentos mais intensos possíveis.
Rosa: amor, saúde, satisfação, romantismo, charme, leveza, delicadeza, feminilidade, etc.
Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, otimismo, imaginação, esperança, claridade, verão, perigo.
Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante.
Verde: cura (aqui pode ser com o sentido de saúde), calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, generosidade, certeza.
Azul: tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.
Roxo/Violeta: realeza, nobreza, espiritualidade, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, luto, poder, sensibilidade, inovação.
Marrom: materialismo, excitação, terra, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade.
Preto: não, poder, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva.
Branco : sim, proteção, amor, respeito, pureza, simplicidade, limpeza, precisão, bom, frio, clínico, estéril
Fonte: hthelogocompany.net - Psycology of color in logo design
Um exemplo de utilização nos dados seria esse: Se quer mostrar que eles estão trazendo um resultado positivo , associar a cor verde, resultados negativos, a vermelha e para aqueles que estão intermediários é a amarela. Agora vamos as etapas para a criação do background do seu dashboard:
1) Escolha o Tema Sobre o que o seu dashboard falará? Vendas? Logística? SLA? Marketing? Isso não é muito falado, mas as áreas também podem dizer sobre qual cor devemos ter de guia.
Ex.: Se escolher um tema relacionado a Marketing , a sugestão de cor principal seria o roxo, pelo seu significado ser de inovação.
Se for Vendas mesclaria o verde com o azul , pois o verde traz certeza e o azul confiança.
Com o tema definido fica mais fácil desenvolver o que quer transmitir.
2) Crie a paleta de cor para o Tema escolhido Para criar a paleta de cor use o círculo cromático (como vimos no artigo anterior – Como escolher cores para o seu visual). Geralmente ele é composto por 5 cores, cores dominantes, secundarias e ênfase, e essas cores também tem uma regra para sua utilização, a do 60-30-10 , que vem do Design e funciona da seguinte forma:
60% do layout com as cores dominantes 30% com as cores secundárias 10% as de ênfase.
Para facilitar ainda mais a utilização, trarei os exemplos que falamos no tópico anterior, o roxo p/ Marketing, verde e o azul para o de Vendas.
Marketing - Roxo :
Vendas – Verde e Azul
Há vários sites que auxiliam a criação dessa paleta, abaixo seguem alguns deles: Coolors Color Adobe Colormind
A paleta será base para colocar cor em ícones, letras, fundos, gráficos, etc.
3) Escolha os gráficos e elementos que irão compor o seu dashboard. Aqui tem haver também a escolha dos ícones, se for um painel mais sério os ícones não serão tão arredondados. Os fundos dos gráficos também. Ex.:
As cores seguirão as da paleta.
Mas não se prenda totalmente a isso, pode se haver considerações com cores que não fazem parte da paleta estarem presentes para melhor acompanhar em ícones, detalhes, mas sempre que possível opte pelas da paleta.
Falando sobre o fundo, eu prefiro sempre utilizar cores neutras : como cinza ou branco, isso ajuda a não pesar cognitivamente o visual.
E se optar por fazer um no modo dark , as cores escolhidas da sua paleta terão que sobressair à do fundo .
Trouxe dois exemplos de background para os dashboards de Marketing e Vendas usando as paletas e conceitos mencionados anteriormente.
Marketing
Vendas
Uma outra situação que nos deparamos é, além do tema, ter um cliente específico, uma empresa. Se esse for o caso, será usado sempre a identidade visual do cliente/empresa. Se ele não tiver o manual contendo, cor, fonte, texturas, etc., você pode utilizar as cores que estarão no próprio site da empresa ou usar a logo para extrair o que for necessário. Ferramentas que podem te auxiliar na extração dessas cores:
Power Toys -> eu utilizo bastante, ela retira da tela a cor que o mouse está em cima e traz uma paleta após a seleção. Colormind -> esse site ele monta uma paleta de cores a partir da imagem escolhida. Aqui um exemplo da utilização das cores retiradas do site pra paleta e depois pro background do dashboard
Empresa - Dataside
Um detalhe super importante também a se falar é sobre o dashboard com a visualização de dados inclusiva, para pessoas que tem o daltonismo. E para isso há umas outras regrinhas, tipos de daltonismos, quais cores podem ser visualizadas, mas isso é papo pra um outro artigo 😉. Eu vou ficar por aqui hoje! Qualquer dúvida que tiverem podem me procurar no linkedin que estarei pronta pra ajudar a entenderem melhor essa parte tão incrível da análise e ... I will be back 😎💋
You will be back and i will be there too ! Show !