Visual entrega muito mais do que parece!
Já pensou em apresentar uma meta, performance ou outro tipo de análise percentual de forma bastante clara?
Estou falando de observar a totalidade e poder comparar como está o desempenho relacionado a este, e ainda por cima utilizar a formatação através das cores para isso!
A ideia é genial! Tenho que admitir que não é minha, são dos amigos Ninjas Matheus Paiva e Amauri Nogueira que criaram essa maravilha. Pois após algumas modificações irei explicar e deixar o pbix para download caso alguém tenha curiosidade e queira extrair ao máximo.
Vamos lá?
O visual em questão é este:
Visual Final
Estrutura de eixos
Ao analisar os eixos do visual podemos ficar curiosos, mas aos poucos vamos entendendo. É bastante importante numerar os pontos para entendermos cada ponto de uma vez.
Vamos entender nossa base de dados fictícia que é bastante simples e faz apenas um apontamento entre meta e atual para cada um dos jogadores do contexto:
Tabela Utilizada
Super tranquilo, né?
Pois agora vamos entender como funciona nossa modelagem, que tenho que adiantar que também é muito fácil pois temos apenas nossa tabela referência:
Modelagem básica
Com isso podemos entender que não foi necessário nenhum relacionamento para criar o visual. Mas será necessário apenas essa tabela? Entenderemos logo.
A ideia principal é que cada uma das cores representa uma faixa de contexto a qual o dado (jogador) está inserido. Então aqui temos nossas cores AZUL, AMARELOe VERMELHO correto? Sim! Mas também temos outro contexto que é nosso CINZA CLARO, que participa totalmente do nosso visual informando que aquela parcela ainda não foi preenchida, esse é o nosso gap do total.
E após esse entendimento precisamos determinar faixas para cada um desses contextos, então bora lá?
Clicando no botão “Inserir Dados” foi criado a tabela de faixa de cores (ou contexto) no qual o dado será inserido. E como havíamos combinado, serão quatro faixas.
Inserção de tabela auxiliar
Nosso próximo ponto é a criação de nossa medidas que irão nos auxiliar e popular os eixos do nosso visual.
Total de nossa meta:
Meta Total = SUM('f_Apuração'[Meta])
Total Real:
Soma Total = SUM('f_Apuração'[REAL])
Condicional Determinante :
Medida Condicional =
VAREixo =
MAX ( d_Faixas[DescCor] ) -- Seleção da faixa.
VARAtingimento = DIVIDE([Soma Total],[Meta Total]) -- Calculo de atingimento.
VARGAP = -- Gap de dados ( referente ao valor que estará em sem os dados)
SWITCH(
TRUE(),
Atingimento >=1, 0, 1 - Atingimento
)
RETURN
SWITCH ( -- Condicional que determina o atingimento.
TRUE (),
Eixo = "4", GAP,
Eixo = "1" && Atingimento < 0.70, Atingimento, --VERMELHO
Eixo = "2" && Atingimento >= 0.70 && Atingimento < 1, Atingimento, --AMARELO
Eixo = "3" && Atingimento >= 1, Atingimento --Azul
)
Então temos todos os nossos dados e nossos auxiliares. Mas os segredos ainda não acabaram, pois o entendimento das medidas e dos eixos do visual são de extrema importância!
Ao adicionar apenas nossa medida e nosso eixo dentro do visual (colunas 100% empilhadas) podemos ficar decepcionados, pois o resultado ainda não é o esperado. Porém isso é algo totalmente normal, afinal nós determinamos os contextos em que os dados serão inseridos, mas ainda não incorporamos esse contexto no visual. Lembra da nossa tabela auxiliar que foi criada e utilizada em nossa medida condicional?
Medida e eixo x incorporado ao visual
Adicionando nosso contexto de cor, teremos esse resultado:
Visual Final
É realmente incrível! 😊🚀💙
É importante também entender que as cores são determinadas a partir da formatação do visual:
Entendimento de escolha de cores
Galera eu espero mesmo que tenham gostado e principalmente entendido. Essa solução me ajudou muito em uma questão de negócios, e não devemos ficar preso apenas essa ideia. Facilmente podemos alterar a quantidade de contexto ou o entendimento das cores de acordo com a nossa necessidade. Agradeço mais uma vez aos ninjas e sempre que for possível, estarei trazendo soluções que possam facilitar a nossa vida!
Abaixo deixo o arquivo para download para aqueles que tiverem a curiosidade de testar e evoluir a ideia. 😊