Neste artigo, apresentaremos um exemplo real de uma empresa muito conhecida que usa dados a seu favor desde o início e se tornou referência no mercado por isso. Para isso, vamos abordar o conceito de Data Driven, aplicado por diversas empresas que têm como objetivo utilizar dados para tomar decisões sobre seus negócios e proporcionar novas experiências aos seus clientes.
Data Driven é um conceito pelo qual uma empresa usa dados de seus clientes/usuários para aumentar exponencialmente suas vendas, oferecendo novos produtos e serviços de acordo com os gostos e preferências de cada um. No que se refere à inteligência e visão de negócios, é uma ferramenta essencial para se destacar no mercado. Vejamos o exemplo da Spotify.
Algum tempo atrás, as pessoas ouviam música exclusivamente pelas rádios, e cada rádio decidia sua playlist de acordo com o gênero musical que lhe agradava e do público que desejava atrair. Essa metodologia de negócios funcionava por muitos e muitos anos, apesar de ser bastante restrita, especialmente quando não havia internet e acesso a tecnologias.
Em 2006, a Spotify foi fundada, trazendo um novo panorama para o mundo da música, utilizando a inteligência de negócios a seu favor. Diferentemente das rádios, a Spotify oferecia uma ampla gama de gêneros musicais e artistas diversos. Em vez de reter os dados de seus usuários e guardá-los sem utilidade, começou a usar essas informações para cruzar quais gêneros, artistas, bandas e assuntos cada usuário mais escutava para oferecer novos conteúdos no mesmo sentido e gosto, tornando-se assim uma febre em todos os lugares onde chegava oferecendo seus serviços.
O conceito do Data Driven é nada mais do que, em vez de seguir os gostos e intuição dos donos da empresa, que geralmente são falhos em algum ponto e acabam por vezes sendo muito restritivos, usar os dados acumulados de seus clientes para analisar seus costumes e gostos, a fim de oferecer produtos e serviços que vão mantê-los fiéis à empresa. A Spotify levou esse conceito ao pé da letra, utilizando todos os dados armazenados de seus usuários, inclusive para lançar novas tendências, como os podcasts, e se destacar em seu meio.
Por meio desse exemplo, podemos ver que trabalhar utilizando dados para tomada de decisões não só deu muito certo para a Spotify, como também a colocou como referência atualmente no mundo da música. Observamos isso, por exemplo, quando vemos que o parâmetro de sucesso de um artista ou música é estar em alta no Spotify.