"Muito bacana o dashboard que você desenvolveu! Porém, é possível exportá-lo para o Excel?"
Quem trabalha com BI há algum tempo com certeza já ouviu essa pergunta. Geralmente, o primeiro sentimento do consultor é de frustração, pois percebe que há uma falta de confiança no dashboard que foi desenvolvido e que seu trabalho está sendo desvalorizado, já que a pessoa está buscando uma maneira de extrair os dados e manipulá-los no Excel.
Sempre que ouço essa pergunta, procuro observar como as pessoas utilizam os dashboards que desenvolvi. Certa vez, percebi que uma pessoa exportava uma tabela apenas para destacar algumas linhas e depois enviava a planilha para o gerente.
Diante disso, fiquei pensando em como poderia atender a essa necessidade sem precisar exportar os dados. Até que encontrei uma solução.
Antes de mostrar o que foi necessário para desenvolver a solução, vamos entender o modelo de dados.
O modelo inicial tinha apenas três tabelas: uma fato fRH e duas dimensões dCalendario e dColaborador.
Como o cliente desejava filtrar os colaboradores pelo nome e destaca-los na tabela percebi que primeiramente seria necessário criar uma tabela auxiliar desconectada do modelo contendo os ID’s e os nomes dos colaboradores dColaboradorAux.
Após isso criei o visual de tabela, inclui colunas de tabelas do modelo, tanto da fRH, quanto da dColaborador, criei uma segmentação de dados e inclui a coluna Colaborador da tabela dColaboradorAux.
Na sequência criei a medida abaixo que verifica se há algum filtro aplicado na dColaboradorAux e se o(s) valor(es) filtrado(s) está(ão) na dColaborador. Se isso for verdade, retorne o hexadecimal de uma cor que será utilizada como formatação condicional para destacar os colaboradores filtrados.
Para finalizar configurei essa medida para ser utilizada como plano de fundo de cada coluna da tabela.
Voilà! Solicitação atendida com sucesso!
Comente se curtiu esse artigo! 😉
Abraços e até a próxima!
Que solução fantástica, parabéns @dalton.amaral !