Pessoal, já estamos no quarto artigo focando em Workspace do Power BI e dessa vez vamos falar sobre as funções no Workspace. Vamos entender cada uma destas e seu funcionamento, para que você possa organizar e governar de melhor maneira seu ambiente online.
Caso você tenha curiosidade a respeito dos artigos anteriores clique no título a seguir:
O que é um Workspace do Power BI?
Por que você precisa do serviço do Power BI?
Como organizar seu Workspace no Power BI?
Funções no espaço de trabalho
Antes de tudo vamos entender que para acessar as funções precisamos anteriormente clicar em gerenciar acessos na tela principal do workspace.
Clicando no botão acima seremos apresentados as funções e entenderemos o nível de acesso de cada uma delas:
Visualizador
Assim como o nome nos indica essa função tem a possibilidade apenas de visualização dos conteúdos do workspace. Com ela podemos visualizar os relatórios e dashboards.
Com essa permissão também é possível utilizar a função Analise no Excel, para isso basta clicar no "..." do relatório.
A função de visualização é o acesso somente leitura ao conteúdo. Este uso não pode acessar fluxos de dados, mas pode acessar os dados armazenados no fluxo de dados.
Contribuidor
A função de contribuidor é a função dos desenvolvedores no espaço de trabalho. Contribuidores podem acessar não apenas relatórios e painéis, mas também conjuntos de dados e fluxos de dados (Dataflows). Eles podem editar o conteúdo, bem como excluí-lo. Eles podem publicar um relatório no espaço de trabalho ou removê-lo.
Basicamente as funções de um contribuidor são:
Publicar um relatório no espaço de trabalho
Edite o conteúdo no espaço de trabalho
Excluir o conteúdo no espaço de trabalho
Acesso a todos os objetos do espaço de trabalho: relatórios, painel, pasta de trabalho, conjunto de dados e fluxo de dados
Copiar conteúdo, usar Analisar no Excel, etc.
Essa função deve ser atribuída a todos os desenvolvedores da equipe, embora confundida com a função seguinte.
Membro
A função de membro é a função que tem acesso a todas as ações da função de Contribuidor, também pode adicionar membros ou funções anteriores, além da capacidade de Publicar um Aplicativo, Cancelar Publicação ou Atualizar o Aplicativo.
Considere esta função como a função de implantação. Essa função pode publicar o conteúdo de um espaço de trabalho como um aplicativo para os usuários finais.
A função Membro tem uma das ações mais importantes no espaço de trabalho. A ação de enviar o conteúdo do ambiente DEV para o ambiente PROD.
Não é incomum workspaces onde todos os colaboradores são Membros. Com certeza tratar dessa forma é um problema pois dessa forma todo usuário pode criar e/ou editar um aplicativo.
O ideal seria tratar essas funções do workspace de forma totalmente independentes.
Administrador
A função administrador tem acesso total ao espaço de trabalho. Além de realizar todas as ações de função do membro, o administrador pode adicionar ou remover mais administradores ao espaço de trabalho e pode atualizar ou excluir o espaço de trabalho.
Agora que já passamos por basicamente todos as funções, deixo abaixo uma tabela que pode ser encontrada na documentação oficial da microsof, que detalha cada uma das funções acima.
https://learn.microsoft.com/pt-br/power-bi/collaborate-share/service-roles-new-workspaces
E como ficam os usuários finais?
A inicio pensamos que visualizador pode ser a melhor solução para os usuários finais, porém isso é um grande erro porque, estará concedendo a eles acesso ao conteúdo no ambiente do desenvolvedor.
Em vez disso, use aplicativos do Power BI, que criam uma boa separação entre os ambientes DEV e PROD. Nesse ambiente, os usuários podem usar conteúdo confiável enquanto os desenvolvedores trabalham nas mudanças nos bastidores.
Ao criar um aplicativo do Power BI, você pode especificar um menu de navegação, criar uma ótima aparência para seus usuários e dar a eles a capacidade de segmentar os dados conforme desejarem. Isso é muito melhor do que o acesso visualizador no espaço de trabalho.
Vamos resumir
Contribuidor: somente desenvolvedores
Todos os desenvolvedores de sua equipe devem ter acesso de Contribuidor ao espaço de trabalho. Não há necessidade de atribuir-lhes o papel de Membro. Reserve a função de Membro para o próximo grupo. Com a função de Colaborador, o desenvolvedor pode fazer upload de conteúdo, atualizá-lo, alterá-lo, excluí-lo, criar novos objetos etc.
Membro: somente grupo de implantação
Em sua equipe, deve haver uma pessoa ou um grupo de implantação. Esse grupo de pessoas garante que o conteúdo certo chegue ao público. Eles realizam a verificação para garantir que o conteúdo esteja pronto para ser publicado aos usuários, e portanto publicar esse conteúdo para os usuários finais.
Administrador: grupo de administradores
Não torne as pessoas administradoras do grupo porque deseja dar a elas muito acesso. Lembre-se de que até mesmo a função de membro pode dar acesso a outras funções de nível de membro ou inferiores. Pode implantar, etc. Os colaboradores podem editar o conteúdo. Se você pensar sobre essas ações, há pouca necessidade de uma pessoa ou um grupo de pessoas serem administradores. Portanto, conceda acesso apenas ao grupo que deseja controlar a criação ou exclusão do espaço de trabalho ou acesso em nível de administrador.
Dica
A regra de ouro em segurança é nunca usar contas individuais, use grupos. No mundo do Power BI, há alguns lugares onde você pode e outros onde não pode usar grupos de segurança em vez de contas individuais. Em todos os lugares você pode usar um grupo de segurança; certifique-se de usar isso em vez de uma conta individual. Fazendo desta forma vai facilitar ainda mais o controle de acesso, bastando adicionar ou remover pessoas daquele grupo de segurança.
Fontes -
Funções nos workspaces no Power BI - Power BI | Microsoft Learn
Criar um workspace no Power BI - Power BI | Microsoft Learn
Compilar permissão para conjuntos de dados compartilhados - Power BI | Microsoft Learn