Quando falamos em um relatório no Power BI, podemos abranger um relatório mais conciso e com poucas abas, ou então um relatório com diversas abas para que o usuário navegue.
Nos casos em que temos muitas abas, pode ser um pouco mais trabalhoso criarmos botões individuais para cada uma das páginas e replicá-los em todas elas, além de termos que fazer isso também para a home. Ainda, podemos precisar alterar o nome de algumas abas específicas e mudar a ordem, o que também traria algum tempo de trabalho fazendo os ajustes em todas as páginas.
Para facilitar essa questão, é possível obtermos um botão que traz todas as abas na ordem em que aparecem e com o nome correto. Interessante aqui é que, caso precisemos fazer alguma alteração de nomenclatura, ordem, inclusão ou exclusão de alguma aba, isso se refletirá automaticamente no próprio botão.
É bem simples, mas simplifica bastante essa tarefa. Vamos lá!
Para inserirmos o botão de navegação de página, precisamos ir na aba Inserir > Botões > Navegação > Navegador de Página, conforme imagem abaixo:
Ao clicarmos em Navegador de página, será mostrado na tela um botão com todas as abas existentes no relatório.
Ainda, é possível fazer algumas configurações de quais páginas serão mostradas, bem como o layout da grade, incluindo a orientação (grade, horizontal ou vertical) e número de linhas e colunas.
Além disso, podemos customizar o botão da mesma forma que fazemos com os botões normais, incluindo o comportamento do botão no momento em que passarmos o mouse sobre o nome das páginas. Isso pode ser feito na sessão Estilo.
Uma dica bem bacana é que, ao incluirmos esse botão, a própria aba também aparece. Isso é ótimo para a navegação dentro das páginas de conteúdo, porém, quando falamos da home, isso não faz muito sentido, certo? Ainda não temos a opção de esconder a respectiva aba, mas, uma maneira de contornar isso, é personalizar o estilo de home quando estivermos nessa aba.
Para conseguirmos alterar o estilo do botão da respectiva página, basta escolhermos a opção “Selecionado” no Estado e deixar da mesma cor do fundo da tela. Desse modo, a página home “sumirá”, deixando o menu de navegação muito melhor.
E dessa forma, conseguimos criar um menu automático que se adequa às alterações necessárias.
Além disso, podemos fazer o mesmo com os indicadores. Porém, diferente da navegação por página, com a navegação por indicador conseguimos selecionar quais serão mostrados no visual.
Primeiramente, devemos ir até a aba de Exibição > Indicadores > Selecionar os indicadores que devem aparecer no visual e, em seguida, clicar com o botão direito em Agrupar.
Após, basta seguir os mesmos passos informados acima, porém, ao invés de escolhermos o botão “Navegador de página”, vamos escolher o “Navegador de favoritos”.
Assim, com o botão selecionado, basta escolhermos qual grupo de indicadores deverá ser mostrado.
Dessa forma, conseguimos personalizar ainda mais nosso relatório, atendendo melhor às necessidades dos clientes.
Espero que tenham gostado. Até a próxima, pessoal!