Fala pessoal, hoje vamos compartilhar uma dica simples, porém muito útil na otimização de etapas aplicadas ao adicionarmos uma coluna personalizada no Power Query.
Em nosso cenário temos uma tabelas com informações de pedidos de vendas:
e como exemplo queremos incluir uma coluna personalizada para calcular o valor total, que nesse cenário seria o “valor” somado ao valor de envio “Frete” seguindo os seguintes passo:
1- Na guia “Adicionar Colunas“ ;
2- Selecionar “Coluna Personalizada”;
3 - Informar o nome da coluna;
4 - Formula do cálculo (Valor + ValorEnvio);
Após criado a coluna, os valores ficam com o formato indefinito “ABC123”, e o que normalmente fazemos é ir no botão de alterar tipo. Porém essa ação cria uma nova etapa no Power Query.
Para evitarmos essa nova etapa podemos ir no “editor avançado” e após o cálculo incluir uma “vírgula” e informar o tipo de dados que queremos “type number”.
É importante ressaltar que esse método foi possível, uma vez que a função utilizada para acrescentar a coluna personalizada foi a “Table.AddColumn”, que em sua sintaxe como último argumento opcional pede o tipo de valor para a coluna.
Esperamos com essa dica contribuir na otimização de etapas deixando o modelo dos projetos mais performático na fase do ETL.