Vivemos num período em que o acesso à informação (produtiva ou não) é abundante, enquanto o tempo tem se tornado cada vez mais escasso. É importante entender de forma sucinta o que mais gera valor para a sua empresa, bem como o que mais nos toma tempo. Felizmente hoje, temos muitas ferramentas para avaliar esses padrões, e a Análise de Pareto, a qual este artigo faz menção, é uma delas.
Sociólogo e economista do Século XIX, Vilfredo Pareto observou que, em seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas saudáveis. Tempos depois, Pareto descobriu que o mesmo comportamento se manifestava na distribuição de terras da Itália, onde aproximadamente 80% das terras pertenciam a 20% da população. Ao analisar diferentes indústrias, ele viu também que 20% das empresas perfaziam uma média de 80% da produção do mercado, assim como 20% dos clientes são responsáveis por 80% da receita de uma companhia. Daí resultou-se o Princípio/Regra de Pareto, que conceitua que, de maneira geral, 20% dos esforços produzem 80% dos resultados. Esse princípio também pode ser observado no seu cotidiano. Você costuma passar 80% do seu tempo em 20% da área da sua casa; 20% dos seus aplicativos são responsáveis por 80% do seu tempo no smartphone.
Hoje vamos fazer um Gráfico de Pareto no Power BI para entender melhor este comportamento e qual o impacto dessa visão nos negócios. Este será o resultado:
No gif acima, podemos ver uma matriz com dados de faturamento, Pareto e classe, onde a classe é dinâmica, é definida através do parâmetro "Classe A". Ao lado da matriz, temos o gráfico de Pareto, também dinâmico, podendo ser filtrado por Categoria do Produto, Subcategoria e Marca.
Primeiramente, vamos criar os dois Parâmetros: "pClasseA" (Intervalo Numérico) e "pPareto" (Parâmetro de Campo):
No Power BI, clique em Modelagem -> Novo Parâmetro e selecione Intervalo Numérico para o parâmetro pClasseA e Campos para o Parâmetro pPareto;
Esses serão os parâmetros definidos:
pClasseA:
pPareto:
Na aba de Dados, selecione o parâmetro pPareto e renomeie a coluna Parâmetro Pedido para Ordem:
Selecione o parâmetro pClasseA, clique na única coluna criada e mude o formato para Porcentagem:
Agora, vamos criar as medidas:
Total Vendido = SUM(fVendas[Valor Venda])
% Pareto =
VAR vTotalAtual = [Total Vendido]
VAR vContextoCategoria = CALCULATE( [Total Vendido], FILTER( ALLSELECTED(dProduto[Categoria]), [Total Vendido] >= vTotalAtual) )
VAR vContextoSubcategoria = CALCULATE( [Total Vendido], FILTER( ALLSELECTED(dProduto[Subcategoria]), [Total Vendido] >= vTotalAtual) )
VAR vContextoMarca = CALCULATE( [Total Vendido], FILTER( ALLSELECTED(dProduto[Marca]), [Total Vendido] >= vTotalAtual) )
VAR vTotalAcumulado =
SWITCH(
TRUE(),
SELECTEDVALUE(pPareto[Ordem]) = 0, vContextoCategoria,
SELECTEDVALUE(pPareto[Ordem]) = 1, vContextoSubcategoria,
SELECTEDVALUE(pPareto[Ordem]) = 2, vContextoMarca
)
VAR vTotalVendas =
SWITCH(
TRUE(),
SELECTEDVALUE(pPareto[Ordem]) = 0, CALCULATE( [Total Vendido], ALLSELECTED(dProduto[Categoria]) ),
SELECTEDVALUE(pPareto[Ordem]) = 1, CALCULATE( [Total Vendido], ALLSELECTED(dProduto[Subcategoria]) ),
SELECTEDVALUE(pPareto[Ordem]) = 2, CALCULATE( [Total Vendido], ALLSELECTED(dProduto[Marca]) )
)
RETURN
DIVIDE(vTotalAcumulado, vTotalVendas)
Formatacao Pareto =
SWITCH(
TRUE(),
[% Pareto] <= [Valor pClasses], "#743aed", // Classe A
[% Pareto] <= 0.9, "#618de0", // Classe B
"#667996" // Classe C
)
Classes Pareto =
SWITCH(
TRUE(),
[% Pareto] <= [Valor pClasses], "A",
[% Pareto] <= 0.9, "B",
"C"
)
Medidas criadas, agora vamos à visualização:
Crie uma matriz e coloque o parâmetro pPareto nas Linhas, e as medidas Total Vendido, % Pareto e Formatacao Pareto nos Valores:
Renomeie Classes Pareto para Classe e aplique a formatação condicional com a medida Formatacao Pareto:
Em seguida, formate a coluna como desejar. Exemplo:
Hora de criar nosso Gráfico de Pareto. Utilize o visual Gráfico de Colunas Empilhadas e Linha. Insira o pPareto no Eixo X, o Total Vendido no Eixo Y da Coluna e, por fim, o % Pareto no Eixo Y da Linha:
Lembre-se de inserir na medida de Total Vendido, a mesma formatação condicional que utilizamos na coluna de classes da matriz, Formatacao Pareto, depois formate o gráfico como desejar. Exemplo:
Crie uma Segmentação de Dados e insira nele o pPareto. Configure o visual para seleção única e formate-o a seu bel-prazer. Exemplo:
Crie outra Segmentação, insira o pClasseA, configure o visual para seleção única e formate-o como desejar. Exemplo:
Se você chegou até aqui, agora tem tudo funcionando!! :) Basta inserir os visuais na posição que desejar e terminar de formatar o gráfico. Exemplo:
Deixe-me saber o que você achou do artigo nos comentários. Qualquer feedback é válido pra mim. Obrigado!!