Neste artigo vamos aprender uma maneira muito prática e simples de oferecer mais possibilidades de interação em nossos dashboards, através da possibilidade de editar os já conhecidos conjuntos em tempo de exibição.
Talvez para você o termo conjunto não seja tão conhecido assim. Por isso aqui vamos a uma breve descrição dessa funcionalidade presente na plataforma tableau.
Buscando na fonte, temos no help da plataforma essa definição: “Conjuntos são campos personalizados que definem um subconjunto de dados com base em algumas condições.”
Lembrando das nossas antigas aulas de matemática tínhamos como principal características de um conjunto a definição de alguma regra, e itens que ficam dentro e fora do referido conjunto. Mas aqui na Dataside somos adeptos à prática, então vamos começar do básico, criando nosso primeiro conjunto até a ação dinâmica em tempo de exibição em nosso dashboard.
Vamos à prática!
Com a fonte de Exemplo – Superloja já aberta em nossa pasta de trabalho.
Clique com o botão direito do mouse no campo NOME DO CLIENTE. Após aparecerem as opções, selecione CRIAR. E no submenu que surgirá clique na opção CONJUNTO.
Na janela que irá aparecer, você pode selecionar somente uma opção, pois iremos inserir e retirar novos membros desse conjunto utilizando as ações que vamos aprender.
Com o conjunto criado vou criar três visualizações para serem base para nossas ações.
A primeira é uma listagem simples dos nossos clientes.
A segunda será uma visualização com dois grandes números totalizando quantos produtos foram vendidos, que estão dentro ou fora do nosso conjunto.
E por fim vamos construir uma visão em um gráfico do tipo donut, que é bem similar ao famoso gráfico de pizza. Para apontar o total de vendas e o percentual delas que estão dentro/fora do nosso conjunto.
Agora vou adicionar estas 3 visualizações em um painel para podermos criar nossas ações de conjunto.
Muito bem, como minha mãe sempre diz quando alguém chega na casa dela: “Não reparem na bagunça”. Não fiz praticamente nenhum tratamento visual nesse dashboard pois nosso objetivo aqui é mostrar a funcionalidade de ações de conjunto.
E vamos a ela.
No menu da aplicação temos a opção PAINEL. Após as opções serem exibidas clique em AÇÕES, e assim teremos aberta a janela de ações em que no canto inferior esquerdo existe a possibilidade de adicionar ações de vários tipos ao nosso painel.
Escolha a opção ALTERAR VALORES DE CONJUNTO, logo chegaremos na tela de configuração de uma ação de conjunto.
Nessa tela, vamos observar algumas opções de configuração:
Vou separar por área, e vamos detalhar como podemos usar essas ações da maneira que mais se adequar a nossa necessidade, e de nossos usuários.
No topo da janela temos a opção de nomear nossa ação. Essa configuração pode até parecer banal, mas quando você estiver em um dashboard com mais de 30 ações.
Ter usado uma nomenclatura correta e assertiva pode fazer a diferença, então defina um nome que seja coerente com a ação.
Abaixo temos a área na qual definiremos de onde e em qual evento a ação será chamada. Veja, que podemos definir que a ação venha de qualquer uma das visualizações do painel ou somente de uma. No contexto do exemplo, vou deixar marcado somente a opção CLIENTES.
A seguir, na direita temos em quais eventos a ação vai ser definida essa opção oferece somente uma escolha. Ou seja, não podemos ter na mesma ação definido que ela será chamada tanto no clique de seleção, quanto ao focalizar o mouse, devemos escolher um evento específico para nossa ação.
No exemplo vou definir que ao clicar teremos uma chamada para nossa ação. Uma observação, é que abaixo das opções de eventos temos uma caixa de seleção com os dizeres “Seleção única somente”. Ao selecionar essa opção só poderemos selecionar uma categoria por vez. Não vamos marcá-la, pois para nosso exemplo esse conceito não se aplica.
Por fim, temos as últimas configurações:
Vamos definir qual o conjunto que será afetado com essa ação!
Ao clicar na caixa de seleção de conjunto de destino teremos essas opções da imagem:
Selecione o CONJUNTO NOME DO CLIENTE.
Nas opções de ‘Executar a ação irá’, nós temos três efeitos que podem ser aplicados em nosso conjunto.
- Atribuir valores ao conjunto: Essa opção muda os valores do conjunto para o que estiver selecionado na visão de origem. Então, cada vez que a ação for executada o conjunto terá somente os valores selecionados.
- Adicionar valores ao conjunto: Esse efeito somente adiciona a seleção mais atual aos valores do conjunto. Não removendo nenhum valor já existente.
- Remover os valores do conjunto: Esta opção retira todos os itens selecionados dos valores do conjunto.
Para nosso exemplo vamos manter na opção de ‘’Atribuir valores ao conjunto’’.
E por fim, a última configuração que vamos realizar é o que vai acontecer quando tirarmos a seleção da nossa visão de origem.
Novamente temos três opções:
- Manter os valores do conjunto: Ao retirarmos a seleção os valores que foram adicionados/atribuídos ao conjunto permanecem.
- Adicionar todos os valores ao conjunto: Ao retirar a seleção todos os valores serão adicionados ao conjunto.
- Remover todos os valores do conjunto: Ao retirar a seleção todos os valores serão retirados do conjunto.
Para nosso exemplo vamos selecionar a primeira opção de ‘’Manter os valores do conjunto’’.
Ufa!😅 Chegamos ao fim da configuração da ação. Ela deve estar com essas opções:
Clique em ‘’OK’’ nessa primeira janela e na janela principal das ações.
Agora vamos ver nossa mágica em ação!🤩
Selecione um cliente, ou clique e arraste o mouse para selecionar mais de um cliente, e veja as visualizações sendo alteradas conforme a seleção que você está fazendo.
Não é lindo?! 😎
Esse foi somente um exemplo simples de como implementar esse tipo de ação. Mas a imaginação e necessidade são o limite para o que você pode criar com essa técnica.
Quer saber mais?! Continue ligado nos artigos da Dataside!💙