O dataholic Bruno Rossi vai explicar como diferenciar essas duas variáveis presentes nos indicadores no Tableau. Vem aprender!
Quando você escuta a palavra discreto, o que vem a sua mente? Certamente algo como não chamar atenção, ser cuidadoso. E a palavra contínuo? Algo que não é interrompido. Agora se eu te perguntar o que é uma variável discreta ou contínua, você sabe explicar qual a diferença entre elas?
É sobre isso que falaremos neste artigo. Essas duas palavras são muito utilizadas em nosso dia a dia, porém também as utilizamos quando estamos construindo indicadores com o Tableau, só que com “outro significado”, em determinadas situações podemos utilizar um campo no Tableau como discreto ou contínuo.
Variáveis Discretas
Fonte imagem: https://pixabay.com/pt/vectors/n%c3%bameros-contador-metro-d%c3%adgitos-145166/
Variáveis discretas são individualmente distintas e separadas, de maneira mais simplista, se você consegue quantificar ou contar de forma separada, é uma variável discreta. Ainda ficou confuso? Vejamos um exemplo: Podemos contar o número de crianças em uma família de forma individual, ou seja, uma família pode ter 0 filhos, 1 filho, 3 filhos, 5 filhos e assim por diante, porém nunca encontraremos uma família com 2,45 filhos.
Variáveis Contínuas
Fonte imagem: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/11/14/07/50/pay-530338_960_720.jpg
Variáveis Contínuas são conjuntos ininterruptos, ou seja, um todo sem interrupção que segue uma sequência contínua. Esse tipo de variável não se encaixa em um período finito, isso porque há um número infinito de valores entre dois valores, elas são mensuráveis.
Vamos exemplificar da seguinte forma: Quanto tempo você levou para responder a uma pergunta em uma prova? Isso é uma variável contínua, pois a escala não é composta de etapas discretas. Cada unidade de tempo pode ser expressa como: 1,78 segundos, ou pode ser dividido e expresso como 1,782378765 segundos e assim por diante, infinitamente, outros exemplos para variáveis contínuas, podem ser a temperatura, massa e distância.
Resumindo, são dados que incluem frações e decimais. É claro que a praticidade da mensuração impede que a maioria das variáveis medidas sejam verdadeiramente contínuas.
Agora conseguimos entender o que é uma variável discreta e contínua, não é mesmo?
Dentro do Tableau é possível converter medidas contínuas em discretas e vice-versa, isso dependerá do contexto de sua análise. O tableau trabalha com as cores verde e azul para diferenciar os campos, as medidas verdes são contínuas e as azuis são discretas.
Agora um exemplo prático:
Fonte imagem: Tableau Software
No exemplo acima o campo Sales foi definido como contínuo, criando um eixo vertical e a agregação SUM ajuda a indicar que se trata de uma medida, o campo MONTH (Order Date) também foi definido como discreto, pois nesta análise queremos verificar o total de vendas ao longo dos meses de forma contínua, ou seja, teremos os valores de janeiro a dezembro de 2018,2019,2020,2021. Já o campo “Segment” foi definido como discreto com apenas três seguimentos, Consumer, Corporate e Home Office.
Agora vamos mudar um pouco o cenário, queremos identificar o total de vendas por mês independente do ano, como faremos isso? Veja a imagem abaixo:
Fonte imagem: Tableau Software
Simplesmente alteramos o campo MONTH (Order Date) para discreto, e o resultado será este apresentado na imagem acima, teremos o total de vendas de janeiro a dezembro de forma discreta, considerando todos os anos da nossa base de dados.
Agora, com estes dois exemplos ficou muito claro o que é um campo contínuo e discreto, não é mesmo? Infelizmente vamos encerrar por aqui. Não se esqueça de compartilhar com os amigos, e de nos seguir nas redes sociais para ficar ligado em todos os conteúdos. Até o próximo artigo meus amigos!