fbpx

É possível processar bilhões de dados no Power BI?

Existem algumas questões especiais que envolvem o universo dos dados, não por serem comuns, mas por levarem a debates bem interessantes. Como:

“Será que o investimento para trabalhar com Big Data na minha empresa precisa ser tão caro?” ou “É possível trabalhar com bilhões de dados no Power BI?”

Vamos começar com uma resposta bem direta sobre a segunda questão: sim, é possível trabalhar com bilhões de dados no Power BI, mas observe, estamos falando de BILHÕES DE DADOS, é fundamental saber quais os principais erros devem ser evitados ao trabalhar com os dados, conhecer os caminhos que não podem ser traçados nesse contexto.

Para chegar na apresentação final dos resultados, existem etapas que devem ser seguidas de forma detalhada e muito cuidadosa, de modo a otimizar  os recursos financeiros de uma empresa e evitar gastos desnecessários que um deslize pode causar.

Durante o evento Festival da Tecnologia Microsoft, os dataholics Jones Santos e Igor Abdo, palestraram sobre o assunto de forma detalhada, aliás, é uma verdadeira aula que vale muito a pena assistir, você pode acessar aqui.

“Se você não souber trabalhar com os dados de forma correta, dentro das boas práticas em conjunto com toda a engenharia por trás de uma apresentação de resultados, você vai ter um desnecessário alto custo de dados: vai gastar dinheiro e não vai mostrar resultado.”, explica Igor.

Mais resultados, menos custo

As ferramentas no mercado da tecnologia são fundamentais e extraordinárias, sem dúvida alguma, porém, se não estiverem em conjunto com um time de engenharia de dados você vai levar um custo desnecessário para dentro da empresa e traumatizar as pessoas sobre esse investimento.

As pessoas têm medo do alto custo em investir em tecnologia, como cloud, mas, na verdade, o alto custo é consequência de mão de obra desqualificada, já que profissionais especializados, sabem muito bem como trabalhar de forma a evitar esses gastos desnecessários.

Retomando a primeira questão, lá no começo do nosso artigo, trabalhar com Big Data não precisa ser caro, mas escolha com sabedoria, profissionais capacitados para cuidar e trabalhar em cima dos seus dados.

É importante ter em mente que trabalhar com bilhões de dados, nem sempre é mostrar bilhões no Power BI, mas sim saber trabalhar com essa massa dentro das boas práticas.

“Pensa o seguinte: o que você quer fazer com os bilhões? Você não tem que mostrar bilhões de linhas, você tem que mostrar as informações que foram geradas através desses bilhões de linhas”, explica Jones.

Para finalizar, recomendamos que confira o vídeo em nosso canal do YouTube: Dataside Community, onde os dataholics compartilham o conhecimento com profundidade sobre o trabalho com bilhões de dados no Power BI.

E aí, gostou desse conteúdo? Deixe seu like e ajude outras pessoas a terem acesso a essa informação compartilhando o artigo em suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes