
Equilibrar tantas demandas, que variam de setor para setor, se adaptar à mudanças de forma rápida e segura, são alguns dos desafios mais comuns no cotidiano empresarial. Ter o controle de forma saudável sobre as atividades, os imprevistos e conflitos, pode parecer impossível, mas com uma organização de tarefas inteligente e estratégica, é possível aumentar a produtividade e qualidade das tarefas.
De acordo com o artigo da socióloga Tracy Brower, para a Fast Company, coordenar muitas atividades, permanecer forte o suficiente para suportar os obstáculos e equilibrar demandas que vão além do trabalho, como saúde e relacionamentos, são alguns hábitos que contribuem para o aumento da agilidade.
A filosofia do Método Ágil
Em 2001, um grupo de profissionais em desenvolvimento de software, desenvolveu uma declaração de princípios e valores fundamentais para suas atividades no meio tecnológico. Eles tinham a mesma visão sobre os métodos de trabalho e assim nasceu a Metodologia Ágil, que pode ser considerada uma filosofia de desenvolvimento de atividades. Alguns dos valores deste método consistem em:
● Priorizar a satisfação do cliente em todos os processos
● Ter flexibilidade diante de mudanças em projetos e rotina
● Aumentar a produtividade em cada fase do processo de trabalho
● Desenvolver e aumentar o entendimento das demandas de clientes e como elas podem ser melhor atendidas
Você deve estar se perguntando: mas como a Metodologia Ágil pode ajudar no crescimento da minha empresa?
O método criado para um melhor processo de trabalho na área de tecnologia, é usado também para aumentar a produtividade, com foco em qualidade, em diversos setores, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal.
Confira 5 lições do Manifesto Ágil, apresentadas por Tracy Brower em seu artigo para Fast Company, que você pode adotar na sua empresa:
1- Um passo de cada vez
Divida grandes e complexas atividades em segmentos menores e mais objetivos. Assim, você garante uma visualização de prioridades com foco na agilidade e qualidade.
2- Trabalho em equipe
Envolva mais pessoas em seus projetos. Atravessar por dificuldades sozinho (a) pode tornar tudo mais estressante, compartilhe sua jornada com sua equipe de trabalho.
3- Faça experiências
O método ágil permite maior flexibilização, você pode testar diferentes ordens e maneiras de dividir e executar essas tarefas. Se falhar, vai falhar cedo e pode mudar a estratégia de forma rápida sem comprometer a qualidade e a produtividade.
4- Envolva o cliente
Manter seu cliente envolvido nas atividades é fundamental para o sucesso do processo ágil. Por isso, não deixe de pedir feedbacks e buscar melhorias sempre.
5- Foco na melhoria
Falando em melhoria, foque em usar o processo ágil para refletir em quais pontos sua equipe pode melhorar. Nesse método as atividades são feitas em ciclos curtos, assim, é possível dar feedbacks com uma frequência maior, motivando o crescimento de todos.
A tecnologia é muito presente nas atividades do dia a dia e é uma facilitadora para as empresas que buscam o crescimento contínuo, com qualidade e agilidade. A Metodologia Ágil é um grande e bom exemplo disso. Entre as ferramentas que você pode usar para começar a aplicar esse método estão: Project Builder, Microsoft Project Web, Microsoft Planner e Trello.
O Power BI também entra como ferramenta para uma visualização ampla focada em projetos e melhor gerenciamento de dados, com função de armazenamento para determinadas informações e criação de relatórios funcionais. Se você quer conhecer mais possibilidades de como usar a tecnologia a favor do crescimento da sua empresa, entre em contato os dataholics.
Comments