A Inteligência Artificial é praticamente uma estrela de Hollywood, protagonista de grandes filmes como Matrix, A.I. - Inteligência Artificial, Ela, Ex Machina - Instinto Artificial, O Jogo da Imitação e Eu, Robô. Mas está muito enganado quem ainda acredita que inteligência artificial é “coisa de filme”, ela está cada vez mais presente na nossa realidade cotidiana.
Atualmente, 40% das empresas brasileiras se beneficiam do uso dessa tecnologia. O crescimento da implantação de I.A nas empresas se deu no contexto pandêmico, em que todas as empresas tiveram que se reinventar e automatizar seus processos para se manterem ativas no mercado.
A Inteligência Artificial traz vantagens e lucratividade para diversas áreas, entre os setores que mais utilizam I.A. estão: saúde, segurança. educação, Infraestrutura, varejo e negócio, agricultura e recursos humanos e gestão de pessoas.
Inteligência Artificial serve para o meu negócio?
A resposta é: sim. E você deve estar pensando “mas você nem sabe qual é o setor da minha empresa”. Vamos lá, todos os negócios, sejam eles grandes, médios ou ainda dando os primeiros passos no mercado, geram dados. O mesmo vale para o setor, segmento ou nicho da sua empresa.
Então, como todos os negócios geram dados, o que vai diferenciar uns dos outros vai ser a maneira como esses dados serão usados. A partir de análises cuidadosas é possível transformar os dados em aplicações estratégicas de Inteligência Artificial.
Quais são os benefícios da implementação da I.A. nas empresas?
Com o uso da inteligência Artificial é possível reduzir custos, aumentar a lucratividade, prever prejuízos, criar planos estratégicos de desenvolvimento da empresa e aumentar a satisfação dos colaboradores. Tudo isso, porque com a I.A. é possível focar no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.
Separamos 8 principais benefícios para você conferir:
1- Fazer análises preditivas;
2- Analisar riscos de fraudes e se antecipar;
3- Desenvolver produtos com assertividade;
4- Identificar e trabalhar com padrões;
5- Tomar decisões de forma ágil;
6- Conhecer os hábitos e perfis do seu público;
7- Oferecer a melhor experiência;
8- Fidelizar clientes.
Grandes desafios para as empresas
O levantamento encomendado pela IBM e realizado pela Morning Consult, aponta que entre os principais obstáculos para implementar Inteligência Artificial nos processos de uma empresa estão a falta de conhecimento ou experiência em I.A. e a falta de habilidades ou treinamentos para desenvolver e gerenciar I.A. confiável e explicável.
Diante desse cenário, ao implementar essa tecnologia, a partir da análise de dados, é preciso ter muita responsabilidade. Dar um passo tão importante e investir em Inteligência Artificial sem conhecimento, experiência e habilidades será perder dinheiro e oportunidades de crescimento. E ninguém quer isso, não é mesmo?
Por isso, se você quer usar a Inteligência Artificial para alavancar seus negócios, conte com profissionais capacitados que vão te guiar para as melhores soluções, te fazer lucrar e crescer.
Quer saber mais sobre como aplicar Inteligência Artificial na sua empresa? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas.
Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe.
Comentários