O começo de um novo ano chega com muitas expectativas de que tudo vai ser diferente, vai ser melhor. Quando falamos sobre o ano novo no mundo dos negócios, a ideia de expectativa chega mais ambiciosa: mais lucro, aumento de roi, mais clientes, desenvolvimento de novos produtos, parcerias, entre outros objetivos que envolvem a expansão empresarial.
-> Leia também: Como aumentar o roi com análise de dados.
Mas como mesmo o óbvio precisa ser dito, vale lembrar que lá no final do ano suas metas não vão se concretizar sozinhas, por isso o planejamento anual é fundamental e é a chave para alcançar as metas estabelecidas.
Planejar, executar, monitorar e analisar: as 4 ações que vão trazer sucesso ao seu negócio em 2025
Planejar:
O seu planejamento deve estar de acordo com a visão do seu negócio e com as metas que se pretende atingir. Para facilitar a execução eficaz do seu plano, vale dividir as metas por períodos, como quarter e semestre, por exemplo.
Outro ponto que vale atenção redobrada é o seu time, as pessoas são fundamentais para que o planejamento saia do papel, por isso, é importante manter o time envolvido. Os encontros 1:1, por exemplo, são excelentes oportunidades para entender o que cada profissional busca e sincronizar os objetivos da empresa com os dos profissionais de acordo com cada área.
Durante o planejamento, foque em ações como:
Definir objetivos e metas;
Analisar o mercado e concorrência;
Mapear personas e público-alvo;
Definir KPIs (indicadores-chave de desempenho);
Planejar o uso de tecnologia.
-> Leia também: Tendências de IA para 2025: o que esperar e como se preparar
Executar:
Planejar norteia uma boa execução. O planejamento estratégico é como uma receita em que os ingredientes já estão devidamente reservados, com média do tempo de preparo e quantas porções ela rende, enquanto a execução de projetos é a hora de colocar a mão na massa. É importante contar com mão de obra qualificada e uma boa gestão para que a execução seja eficiente.
Vale ressaltar que ao longo do período de execução, algumas etapas do planejamento podem ser alteradas, mas nada fica fora do controle, para isso existe o monitoramento.
Para que as estratégias sejam implementadas com precisão, foque em:
Alocar recursos de forma eficiente;
Comunicação clara e alinhada;
Automatizar processos;
Adotar metodologias e ferramentas de gestão de projetos;
Implementar solução de dados e IA.
Monitorar:
Imprevistos acontecem pelo caminho, seja por necessidade de redução de custos, por desfalque no time ou o surgimento de demandas urgentes. No dia a dia de uma empresa, todo gestor sabe que imprevistos acontecem, o diferencial para que, ainda assim, o sucesso do seu planejamento de 2025 esteja a salvo está no monitoramento.
Ações no monitoramento que vão garantir a eficácia do plano de ação:
Acompanhas os KPIs em tempo real;
Identificar problemas de execução;
Ajustar recursos se necessário;
Usar ferramentas de Business Intelligence.
Analisar:
Para saber se o planejamento é eficiente, a análise do que já foi feito é importante para definir quais são as próximas etapas. O que do planejamento se mantém ou o que precisa ser redefinido para que lá no final do ano possa se dizer que o planejamento de 2025 foi um sucesso?
Mas analisar no final do ano pode ser tarde demais, por isso, defina a periodicidade das análises, sejam elas por mês, quarter ou semestre.
Aqui vale lembrar de dar atenção para além dos números, é o momento de analisar também o time, se os profissionais estão engajados ou se precisam de apoio para seguir com o planejamento. Eles estão com o papel importante de implementação das estratégias, por isso, escutá-los têm a mesma relevância, atingir as metas será uma consequência.
Na fase da análise, é importante:
Avaliar o desempenho com base nos KPIs;
Identificar padrões e tendências;
Realizar análises qualitativas e quantitativas;
Gerar relatórios e insights para decisões estratégicas;
Ajustar o planejamento com base na análise.
Como os dados garantem o sucesso do planejamento anual:
Separamos alguns insights de usos estratégicos de dados que mostram como eles garantem o sucesso do planejamento de 2025 do seu negócio.
Utilizando dados históricos, algoritmos avançados e técnicas de Machine Learning, a Análise Preditiva tem sido uma prática importante – e cada vez mais difundida – para as empresas que miram bons resultados no futuro.
Com a possibilidade de prever tendências, comportamentos e resultados futuros, essa técnica oferece às empresas a capacidade de tomar decisões mais informadas e estratégicas.
Analytics support: Eficiência, segurança e disponibilidade nos ambientes de análise de dados.
A observabilidade de dados permite que as empresas entendam em tempo real o que está acontecendo com seus dados, identifiquem problemas antes que causem prejuízos significativos e assegurem que as operações estejam sempre alinhadas com os objetivos estratégicos.
Ela vai além do monitoramento tradicional e envolve a prática de monitorar, gerenciar e manter os dados de forma que a qualidade, a disponibilidade e a confiabilidade sejam garantidas em todas as etapas dos processos e sistemas da organização.
Ao adotar uma cultura data-driven, todas as decisões são baseadas em informações concretas e evidências, em vez de confiar em suposições ou experiências passadas. Isso envolve a coleta, análise e utilização de dados para informar cada aspecto das operações da empresa.
E, por meio da aplicação de algoritmos de IA, sua empresa pode analisar dados históricos, sazonalidade, tendências de mercado e outros fatores para prever a demanda futura com maior precisão.
Com essas previsões em mãos, a empresa pode ajustar seus níveis de produção, estoque e recursos de forma mais eficiente, evitando custos relacionados a excesso ou falta de produtos.
A análise de dados é o caminho mais eficiente para transformar informações brutas em decisões estratégicas que impactam diretamente no Retorno sobre Investimento, o ROI.
Com a análise adequada, é possível otimizar processos, identificar oportunidades e alocar recursos de forma inteligente, garantindo que cada centavo investido gere o retorno desejado.
Mas lembre-se:
Os dados são poderosos se aplicados corretamente e de forma estratégica, vale investir em mão de obra qualificada ou terceirizar o serviço, como contar uma consultoria especializada.
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