O que exatamente é Visão Computacional? Só pelo nome já podemos pensar em bastante coisa, não é? Hoje o dataholic Lucas Araújo vai contar um pouco sobre como a aplicação dessa tecnologia pode ser benéfica.
Se pensarmos por algum tempo sobre a parte biológica da visão, começamos a perceber o quão realmente espetacular ela é. Ainda assim, infelizmente, nós humanos possuímos algumas limitações, como enxergar com nitidez a longas distâncias e visualizar organismos microscópicos, também não podemos ver o que está fora do espectro de luz visível, como por exemplo, a luz infravermelha e a luz ultravioleta. Mas e as máquinas? Elas conseguem!
Mini-Sumário:
A Visão Computacional
Aplicações de Visão Computacional
Visão Computacional na sua empresa
A Visão Computacional
Desde que os primeiros computadores foram lançados, a humanidade tenta utilizar a capacidade dessas máquinas para realizar operações complexas de forma quase instantânea. Esta ainda é uma realidade bem distante, mas levando em conta a tecnologia nos dias de hoje, as máquinas já são capazes de ler muitas informações por segundo, auxiliando em diversas tarefas de rotina. Mas como exatamente isso é feito? Não podemos dizer que é algo simples, na verdade é bastante complexo e difícil de se imaginar que seres não biológicos, tais como máquinas e computadores, tenham a capacidade da visão humana.
Qual o objetivo desse post de Visão Computacional, então? Calma meu jovem gafanhoto, chegaremos lá!
A grande novidade aqui, é que o uso de tecnologias de Inteligência Artificial tem sido supervalorizado por conta de técnicas como o Machine Learning, Deep Learning e a Visão Computacional. Já temos um post sobre Machine Learning no blog! corre lá para ver :)
A Visão Computacional (VC), é uma subárea da Inteligência Artificial, que tem como objetivo realizar treinamentos utilizando dados não-estruturados (imagens e vídeos) nos computadores para que vejam, interpretem, reajam e sejam capazes de interagir com diferentes tipos de situações no mundo real. Com esta técnica e muitas outras derivadas da inteligência artificial, a humanidade agora é capaz de realizar tarefas simples de forma completamente automática por meio das máquinas.
Aplicações de Visão Computacional
Há diversas aplicações onde ela pode ser usada, alguns exemplos são: automatização de processos repetitivos, reconhecimento de objetos, detecção de movimento, restauração de imagens, carros autônomos, identificação de doenças, análise de estoque de produtos, prevenção de acidentes, detecção de sentimentos, entre outros. Ufa! Fora as que não foram citadas, existem também grandes empresas como Apple, Amazon, Google, Microsoft e Facebook liderando os investimentos em visão computacional, além uma imensa quantidade de startups de inteligência artificial, que são compradas por estas empresas todos os anos.
Uma delas que entrou em destaque recentemente foi o Facebook, que está apostando as suas fichas no Metaverso, eles estão utilizando técnicas de visão computacional principalmente para a criação de avatares interativos em parceria com a NVIDIA, que são altamente detalhados.
E quanto às técnicas? As principais técnicas que são utilizadas em VC estão listadas a seguir:
Classificação de imagens: Um dos problemas mais usuais, acontece quando a saída da classe de imagem é a única possível, por exemplo: 0 ou 1, gato ou cachorro, entre outros. Segue a imagem abaixo para ficar mais claro:
Figura 01 - Exemplos de imagens presentes na base CIFAR-10.
Você pode se perguntar ainda: Se posso fazer isso eu mesmo, por que eu usaria Visão Computacional?
Bom, agora imagine aquelas imagens guardadas em um banco de dados, são centenas e até milhares, certo? Uma máquina poderia classificar isso em segundos. E isso é possível com a visão computacional!
Detecção de objetos: Já a detecção de objetos é um pouco diferente da técnica acima, podemos dizer que ela é considerada um avanço da classificação de imagens. Nesta técnica, realizamos a detecção de diversos objetos em uma só imagem. Como por exemplo nas imagens abaixo, temos diferentes tipos de objetos:
Figura 02 - Detecção de objetos utilizando o modelo R-CNN na base MS COCO. Fonte: https://machinelearningmastery.com/applications-of-deep-learning-for-computer-vision/
Segmentação de objetos: Na segmentação de objetos, o processo é outro. Aqui é esperado que os objetos que estão nas imagens sejam detectados com uma maior precisão, para isso, paramos de utilizar as caixas retangulares ao redor deles e levamos em conta a borda entre eles, para ficar mais claro, veja a imagem abaixo:
Figura 03 -Segmentação de objetos utilizando o modelo R-CNN na base MS COCO. Fonte: https://machinelearningmastery.com/applications-of-deep-learning-for-computer-vision/
Detecção e Reconhecimento facial: Por mais que pareça que estas duas técnicas são iguais, elas não são! Imagine a detecção de faces, ela detecta qualquer face que aparecer na sua frente, já o reconhecimento facial faz a leitura apenas do rosto da pessoa-alvo. Abaixo um exemplo de como isso é feito:
Para fazer o exemplo do reconhecimento facial, utilizei imagens do nosso CEO Caio Amante e da CMO Letícia Carvalho, segue o exemplo:
Figura 05 - Imagem sendo utilizada o reconhecimento facial do CEO e CMO da Dataside
Fonte - Dataside, 2021
Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser realizado com a Visão Computacional.
Mas como eu posso usar Visão Computacional na minha empresa?
Se seu questionamento agora é como implementar a Visão Computacional na sua empresa, podemos lhe oferecer algumas dicas sobre por onde começar. Você pode fazer tudo o que conseguir imaginar! Desde que tenha dados confiáveis de forma não-estruturada, é possível se beneficiar na sua empresa. Imagine uma câmera de vigilância em determinado estabelecimento, elas estão gerando dados nesse exato momento, mas a sua funcionalidade fica a cargo do que você pode escolher fazer com eles.
Agora, pense sobre fazer o controle da quantidade de pessoas em um determinado lugar, o que poderia ser feito neste caso, seria o reconhecimento facial de cada funcionário ou, caso seja um estabelecimento, a contagem de clientes que passaram sobre a câmera de vigilância. Quer saber se os clientes gostaram do atendimento? É só interpretar as expressões faciais e os comportamentos de cada um e saber se gostaram ou não.
Ainda há diversas outras aplicações que podem ser desenvolvidas com a Visão Computacional, quer saber mais? Então curti e comenta o que achou, depois é só compartilhar com alguém que também vai gostar desse conteúdo.💙🤳
Comments