Existe uma grande barreira responsável por impedir que empresas – sejam elas grandes, médias ou pequenas – invistam em Big Data, essa barreira é a falta de conhecimento.
Muitos empreendedores não investem em Big Data por medo do custo, porque acreditam que seja um valor muito alto e que, por isso, não estejam preparados para tal investimento, focam tanto nesse receio que não buscam entender como o Big Data é fundamental para o crescimento dos negócios. Com isso, infelizmente, muitas empresas ficam estagnadas e permanecem pequenas.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para esclarecer algumas dúvidas e ajudar empresas crescerem.
A importância do Big Data
Na era digital cada ação gera um dado. Pense em quantas ações realizamos por dia, seja ao realizar uma compra ou até ler uma notícia, que são transformadas em um grande volume. Esse grande volume é o conceito de Big Data.
Os dados são tão importantes que existem empresas pagando por eles, inclusive, realizamos um Data Cast especial sobre isso, vale a pena assistir para se aprofundar.
Quando os dados são transformados em informações valiosas – através de análises cuidadosas e uma boa visualização que apresente o que realmente importa de acordo com o objetivo de cada empresa – é possível criar estratégias mais exatas, com chances de riscos reduzidas, como:
– Estratégias de prospecção;
– Estratégias de marketing;
– Aprimoramento dos produtos/serviços;
Desmistificando o Big Data
Investimento
As pessoas têm medo do alto custo de investir em tecnologia, mas, na verdade, o alto custo é consequência de mão de obra desqualificada, já que profissionais especializados sabem muito bem como trabalhar de forma a evitar gastos desnecessários.
Então, para desmistificar, trabalhar com Big Data não precisa ser caro, mas escolha com sabedoria, profissionais capacitados para cuidar e trabalhar em cima dos seus dados, de forma a evitar retrabalho, aumentar os lucros e diminuir os custos.
Benefícios
Entre os benefícios que o Big Data pode oferecer à sua empresa estão:
– Entender o padrão de comportamento dos clientes;
– Analisar os interesses do seu público;
– Personalizar e oferecer experiências cada vez melhores aos clientes.
Respondendo à nossa pergunta inicial: não, você não precisa ser grande para fazer Big Data. Mas, você precisa do Big Data para ser grande e crescer cada vez mais
Quer entender melhor sobre como aplicar o Big Data no seu negócio. Entre em contato a gente!
Comments