No último ano, os avanços em relação à aplicabilidade das Inteligências Artificiais ficaram cada vez mais em evidência no mercado e em diferentes segmentos.
Neste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre a aplicação do modelo de linguagem GPT à manutenção de máquinas e otimização de processos na indústria a partir de um projeto piloto. Continue lendo para saber mais!
Sobre o projeto piloto com o GPT
O objetivo do projeto piloto com o GPT na área de manutenção de máquinas foi explorar a aplicação de Inteligência Artificial, mais especificamente o modelo de linguagem do ChatGPT, para extrair informações cruciais de manuais de robôs em uma indústria automotiva.
O foco principal concentrou-se na identificação da causa de falhas e nas ações recomendadas para resolução para otimizar processos operacionais.
O insight
Após a ocorrência de uma falha, a pessoa responsável pela manutenção precisa acessar o manual e buscar o número da falha para só então entender o que pode ter sido a causa raiz do problema e, em seguida, buscar a solução prática para resolver a situação de acordo com a recomendação feita pelo manual.
Esse processo pode tomar tempo do profissional que está na operação e, por consequência, acarretar na demora para tomar a decisão no momento de solucionar um problema — além, ainda, do risco de alguma falha humana interferir no processo de identificação de problema e proposição de solução.
Em um cenário em que a meta é produzir um carro a cada dois minutos, é muito importante garantir que todo esse processo de identificação de falha e reparo seja feito de forma rápida e sem falhas, afinal, isso vai impactar diretamente na cadeia produtiva da empresa.
Como resolver o problema?
A partir de uma aplicação desenvolvida com base no modelo de Inteligência Artificial do GPT, o time responsável pela manutenção das máquinas e controle dos processos operacionais relacionados a ela puderam ter acesso a um portal que concentrou todas as informações necessárias para garantir conformidade nos processos de manutenção em 4 etapas:
Seleção de Manuais;
Extração de Texto do PDF;
Interação com ChatGPT;
GPT aponta a causa e ação após interação com usuário.
Isto é, o agente de manutenção, ao detectar uma máquina parada, poderá acessar a plataforma da aplicação, buscar o manual referente à máquina, consultar o texto referente ao manual e realizar a interação com o ChatGPT para encontrar o erro correspondente e agir direto na causa raiz.
Com uma aplicação como essa, os colaboradores responsáveis podem garantir:
Maior agilidade na tomada de decisão;
Maior acuracidade na ação a ser tomada;
Otimização de processos de manutenção de máquina;
Maior confiabilidade na resolução da falha;
Possiblidade de integração automática, criando um cenário cada vez mais prescritivo e menos reativo;
Redução de custos ligados a perda de produtividade;
Menor possibilidade de falha humana.
Conclusão
O projeto piloto demonstrou que a aplicação do ChatGPT para extrair informações de manuais de robôs é uma abordagem viável e promissora para auxiliar a indústria a melhorar seus processos com a ajuda da IA.
Com ajustes contínuos, essa tecnologia tem o potencial de transformar a forma como lidamos com falhas em robôs industriais, melhorando a eficiência e a confiabilidade das operações.
Comments