top of page

Inteligência Artificial: como reduzir custos na minha empresa?

Se você busca uma alternativa para reduzir custos e aumentar a lucratividade, esse artigo vai te ajudar, com exemplos de inteligência artificial, a tomar decisões baseadas em dados e criar um plano de ação para reduzir custos na sua empresa.


análise de custos em uma empresa
Fonte imagem: Marga Santoso - Unsplash

A Inteligência Artificial (I.A) é uma ferramenta que está sendo muito utilizada para aumentar a performance das atividades nos mais variados setores de um negócio como administração, recursos humanos, logística, marketing, entre outros. Com isso, podemos analisar diversos exemplos de redução de custos nas empresas.


A capacidade de aprender e aprimorar ações através do processamento de dados possibilita aos gestores, a partir de análise de dados para negócios, reconhecer quais os setores em que será possível eliminar despesas, fazendo com que se diminua custos. A utilização da Inteligência Artificial como um plano de ação para reduzir custos, e para otimização de processos, proporciona aos clientes soluções personalizadas, prevendo com antecedência possíveis problemas e necessidades.

Como aplicar a Inteligência Artificial?


Existem diversas formas de se aplicar a Inteligência Artificial, elas variam de acordo com o objetivo e necessidade de cada empresa e/ou gestor. Mas com ela é possível responder a algumas questões muito comuns no dia a dia de um gestor. “Como reduzir custos operacionais de uma empresa?” ou “Como reduzir custos no setor administrativo?”


Alguns exemplos são:


  • Automatização de tarefas e processos, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas, consequentemente reduzindo a necessidade de mais profissionais e aumentando a eficiência das atividades;

  • Previsão de demanda, uma fusão entre a Inteligência Artificial e análise de dados faz com que as empresas evitem o desperdício e reduzam custos com estoque, melhorando a sua logística;

  • Divulgação da empresa para os meios de comunicação com a aplicação de I.A., com isso as campanhas de marketing podem ser personalizadas de acordo com cada cliente, sendo possível segmentá-las, maximizando o retorno de investimentos e reduzindo as despesas neste setor.

3 casos reais de redução de custos em empresas com Inteligência Artificial Visa

A Visa, uma das maiores empresas de pagamentos eletrônicos do mundo, adotou a inteligência artificial para reduzir os custos com fraude de cartão de crédito. Com a ajuda de algoritmos de aprendizado de máquina, a Visa conseguiu identificar transações fraudulentas com mais eficiência e rapidez, reduzindo significativamente o número de transações que precisavam ser investigadas manualmente e, consequentemente, Impedindo fraudes de aproximadamente US$ 25 bilhões.

General Electric (GE)

A General Electric (GE) adotou a inteligência artificial em suas operações de manutenção preditiva para reduzir os custos com paradas não programadas em suas turbinas a gás. Com a ajuda de sensores IoT e algoritmos de aprendizado de máquina, a GE foi capaz de prever quando uma turbina precisaria de manutenção e, assim, agendar a manutenção antes que ocorresse uma falha crítica, evitando paradas não programadas que poderiam custar milhões de dólares em perda de produção.

American Express

A American Express utilizou a inteligência artificial para reduzir os custos com atendimento ao cliente. A empresa criou um assistente virtual chamado Amex Bot, que usa processamento de linguagem natural para entender as solicitações dos clientes e fornecer respostas precisas em tempo real. Com o uso do Amex Bot, a American Express conseguiu reduzir os custos com atendimento ao cliente em mais de 10%, além de melhorar a satisfação do cliente.

Crie seu plano de ação para reduzir custos com inteligência artificial e análise de dados para negócios. Fale com um especialista.

Casos reais envolvendo Sistema de Recomendação

Outra forma de aplicar a inteligência artificial no plano de ação para reduzir custos na sua empresa é pelo Sistema de Recomendação (Recommendation Systems), com ele é possível fazer recomendações muito mais precisas, fidelizando o seu cliente e economizando o seu tempo. Além de aumentar o potencial das suas vendas. Grandes empresas tiveram seus custos reduzidos com inteligência artificial, como a Netflix, Facebook e Amazon que usam com excelência o sistema de recomendação:

Netflix


Esse é um exemplo conhecido em que o usuário fornece informações de forma consciente e intencional, geralmente através de avaliações ou classificações. Essas informações são usadas pelo sistema para gerar recomendações para o usuário.

Amazon

No caso da Amazon, o usuário fornece informações de forma inconsciente, através de suas ações e interações com o site. Por exemplo, ao visualizar ou adquirir um produto. Essas informações são usadas pelo sistema para gerar recomendações para o usuário.

Facebook


Esse é um modelo de recomendação social, funciona assim: as recomendações são baseadas nas ações e recomendações de amigos e conhecidos do usuário. Esse tipo de recomendação é muito comum e usado em redes sociais. Com certeza você já deparou com alguma frase nessa linha: "Seus amigos curtiram estes produtos...” ou “pessoas que talvez você conheça”.



 

Mesmo sendo empresas completamente diferentes, utilizam de um mesmo princípio para aprimorar a segmentação e melhorar a experiência dos usuários dentro de suas plataformas, cada uma usa de acordo com seus objetivos e setores. Aplicar a Inteligência Artificial melhora e auxilia o dia a dia de uma empresa, maximizando o engajamento e reduzindo os possíveis custos para a plataforma.


Esses são apenas alguns exemplos que mostram como a aplicação de Inteligência Artificial proporciona as empresas o corte de custos e o aumento de oportunidades de receita. Lembrando que o sistema de recomendação é uma entre as diversas possibilidades que a Inteligência Artificial oferece como benefício para as empresas.

Conclusão


A Inteligência Artificial tem o potencial para revolucionar a forma com que as empresas gerenciam custos e tomam decisões. Por isso, é importante ressaltar que essa ferramenta se torna uma oportunidade e um investimento estratégico para evolução de uma empresa. A I.A. é a inovação que proporcionará uma visão inovadora e logística para a empresa, o uso dela se torna cada vez mais fundamental para o sucesso dos negócios.

Quer saber mais sobre as possibilidades de uso da Inteligência Artificial para reduzir os custos da sua empresa? Entre em contato com nossos consultores.

Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe.

Comments


bottom of page