Simpress está no top 5 empresas mais inovadoras do Brasil
- leticia.dias
- 2 de set. de 2024
- 2 min de leitura
A Simpress, especialista em outsourcing de equipamentos de TI e cliente da Dataside, está novamente no top 5 empresas mais inovadoras do Brasil, na categoria “serviços”.
“Essa premiação é o resultado do esforço contínuo que temos dedicado à inovação, especialmente em nossas iniciativas de inteligência artificial (IA). Estamos no caminho certo, gerando ganhos substanciais para a Simpress e sendo reconhecidos no mercado”, relata Ewerton de Mello Braga Garcia Júnior, CIO Simpress, em publicação via Linkedin.
Simpress: um case de sucesso
Através de projetos como o desenvolvimento de um data lake e a implementação de soluções de inteligência artificial, a Dataside ajudou a Simpress a usar dados de maneira mais estratégica, tornando suas operações mais eficientes e reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
Para o nosso time é gratificante ver que um cliente que investe em inovação foi reconhecido como uma das 5 empresas mais inovadoras do Brasil na categoria de Serviços pelo Valor Inovação Brasil 2024.
Saiba mais em: Veja as 150 empresas mais inovadoras do Brasil.
Sobre o projeto realizado: Construção de Lakehouse com dados SLA
O que são dados SLA?
SLA, ou "Service Level Agreement" (Acordo de Nível de Serviço), é um contrato ou acordo formal que define o nível de serviço esperado entre um provedor de serviço e um cliente.
Os "dados SLA" referem-se às informações e métricas que monitoram o desempenho do serviço em relação aos parâmetros acordados no SLA. Esses dados incluem indicadores como:
Tempo de resposta:
O tempo máximo que o provedor deve levar para responder a um problema ou solicitação.
Disponibilidade do serviço:
A porcentagem de tempo em que o serviço deve estar disponível e operacional.
Taxa de erros:
A quantidade máxima de erros permitidos em um período.
Tempo de resolução:
O tempo máximo para resolver um problema ou incidente.
Esses dados são usados para avaliar se o provedor está cumprindo suas obrigações e para basear ações corretivas ou penalidades se os níveis acordados não forem atingidos.
Objetivo do projeto
O objetivo do projeto foi a construção de Lakehouse contendo os dados de SLA, para uso em confecção de dashboards e análise de negócios e auxílio na tomada de decisão da organização.
O que foi realizado pelo time da Dataside
O foco do projeto foi a transição de pipelines de dados SLA (service level agreement) de uma arquitetura de banco de dados on-premise (banco de dados SQL e Oracle) para um data lakehouse, para gerenciamento otimizado e acessibilidade, consumo de dados por ferramentas dataviz e uso de dados em análise de IA utilizando dados operacionais SLA da Simpress.
Impacto Gerado
O projeto de construção do lakehouse é visto pelos stakeholders, como um importante habilitador para outras fases da Jornada de dados Simpress.
Com ele, é possível a construção de dashboards de BI e conexão com novas fontes de dados, otimizando a análise de dados, monitoramento de indicadores, cases de IA e tomadas de decisão pela empresa.
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