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Simpress está no top 5 empresas mais inovadoras do Brasil

A Simpress, especialista em outsourcing de equipamentos de TI e cliente da Dataside, está novamente no top 5 empresas mais inovadoras do Brasil, na categoria “serviços”.


“Essa premiação é o resultado do esforço contínuo que temos dedicado à inovação, especialmente em nossas iniciativas de inteligência artificial (IA). Estamos no caminho certo, gerando ganhos substanciais para a Simpress e sendo reconhecidos no mercado”, relata Ewerton de Mello Braga Garcia Júnior, CIO Simpress, em publicação via Linkedin.


Simpress: um case de sucesso


Através de projetos como o desenvolvimento de um data lake e a implementação de soluções de inteligência artificial, a Dataside ajudou a Simpress a usar dados de maneira mais estratégica, tornando suas operações mais eficientes e reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.


Para o nosso time é gratificante ver que um cliente que investe em inovação foi reconhecido como uma das 5 empresas mais inovadoras do Brasil na categoria de Serviços pelo Valor Inovação Brasil 2024.



Sobre o projeto realizado: Construção de Lakehouse com dados SLA


O que são dados SLA?


SLA, ou "Service Level Agreement" (Acordo de Nível de Serviço), é um contrato ou acordo formal que define o nível de serviço esperado entre um provedor de serviço e um cliente.


Os "dados SLA" referem-se às informações e métricas que monitoram o desempenho do serviço em relação aos parâmetros acordados no SLA. Esses dados incluem indicadores como:


  • Tempo de resposta:

     O tempo máximo que o provedor deve levar para responder a um problema ou solicitação.


  • Disponibilidade do serviço: 

    A porcentagem de tempo em que o serviço deve estar disponível e operacional.


  • Taxa de erros: 

    A quantidade máxima de erros permitidos em um período.


  • Tempo de resolução: 

    O tempo máximo para resolver um problema ou incidente.


Esses dados são usados para avaliar se o provedor está cumprindo suas obrigações e para basear ações corretivas ou penalidades se os níveis acordados não forem atingidos.


Objetivo do projeto

O objetivo do projeto foi a construção de Lakehouse contendo os dados de SLA, para uso em confecção de dashboards e análise de negócios e auxílio na tomada de decisão da organização.


O que foi realizado pelo time da Dataside

O foco do projeto foi a transição de pipelines de dados SLA (service level agreement) de uma arquitetura de banco de dados on-premise (banco de dados SQL e Oracle) para um data lakehouse, para gerenciamento otimizado e acessibilidade, consumo de dados por ferramentas dataviz e uso de dados em análise de IA utilizando dados operacionais SLA da Simpress.


Impacto Gerado

O projeto de construção do lakehouse é visto pelos stakeholders, como um importante habilitador para outras fases da Jornada de dados Simpress.


Com ele, é possível a construção de dashboards de BI e conexão com novas fontes de dados, otimizando a análise de dados, monitoramento de indicadores, cases de IA e tomadas de decisão pela empresa.


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